Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Freddy Krueger

A Hora do Pesadelo: O enigmático evento real que inspirou Freddy Krueger

Sem nunca ter escrito um roteiro de terror antes, Wes Craven criou um clássico do gênero cinematográfico após ficar perturbado lendo um artigo de jornal

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 02/03/2024, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Hora do Pesadelo (1984) - New Line Cinema
A Hora do Pesadelo (1984) - New Line Cinema

Com seu suéter listrado e sua luva com lâminas afiadas nos dedos, Freddy Krueger se tornou um dos assassinos favoritos de todos os tempos nas histórias dos filmes de terror; fazendo de A Hora do Pesadelo uma das maiores franquias de todos os tempos na história do cinema dentro de seu gênero. 

Em 1984, Robert Englund deu vida ao assassino de crianças da fictícia Springwood, Ohio, que após ser queimado por pais vingativos, passa a atacar as pessoas durante seus sonhos.

A morte causada pelo bicho-papão impiedoso acaba se manifestando na vida real de suas vítimas. A única maneira de escapar de Krueger é simples, mas praticamente impossível de resistir: não dormindo. 

O que poucos sabem, porém, é que a inspiração para Wes Craven escrever seu roteiro não surgiu do acaso. Ele começou a criar sua história depois de ficar perturbado com um artigo real publicado do LA Times. 

+ Baleado, sequestrado e picado por uma cobra: a insana jornada do papagaio Freddy Krueger

Freddy ataca 

Conforme explica artigo do Collider, um fato curioso é que Wes Craven começou a escrever seu primeiro roteiro de um filme de terror sem nunca ter escrito algo do gênero antes. Mas, de onde ele tirou tamanha inspiração? 

Em entrevista à Vulture, em 2014, o diretor explicou que a história de A Hora do Pesadelo surgiu após ele ficar impressionado com um 'assassino dos sonhos' que leu num artigo do LA Times. 

A matéria falava sobre uma família de refugiados do Camboja que chegou aos Estados Unidos para fugir do genocídio em massa do regime do Khmer Vermelho. Até aquele momento, tudo parecia bem, entretanto, o filho da família passou a se recusar a dormir. 

"Ele disse aos pais que tinha medo de que, se dormisse, a coisa que o perseguia o pegasse, então tentou ficar acordado por vários dias. Quando ele finalmente adormeceu, seus pais pensaram que a crise havia acabado. Então ouviram gritos no meio da noite. Quando chegaram até ele, ele estava morto. Ele morreu no meio de um pesadelo. Aqui estava um jovem tendo uma visão de um horror que todos os mais velhos negavam. Essa se tornou a linha central de Nightmare on Elm Street", explicou Craven à Vulture.

A história se tornou base para A Hora do Pesadelo, entretanto, não foi a única. Ao Cinefantastique, Craven disse que o artigo do LA Times foi apenas o ponto de partida, visto que ele leu diversas outras histórias de mortes inexplicáveis de pessoas durante o sono.

Os óbitos aconteceram na cidade cambojana de Laos. Vale ressaltar, porém, que nenhuma morte foi relacionada uma com a outra.

A Hora do Pesadelo (1984) - New Line Cinema

O Collider recorda que o último destes homens que morreu durante o sono foi encontrado sem vida em uma cafeteria Mr. Coffee. Ele estava próximo a seu armário, onde foi encontrado comprimidos para dormir que jamais tomou. 

As histórias de refugiados do Sudeste Asiático, que morreram durante o sono, embora bizarras, passaram a ser relatadas com frequência. Chegando a ser nomeada como Síndrome da morte noturna súbita e inexplicável (SUNDS)

O distúrbio noturno afetava jovens entre 20 e 30 anos do grupo étnico Hmong — que foram perseguidos no Laos após recrutados pela CIA e concordado em lutar contra os norte-vietnamitas na Guerra do Vietnã. 

Para se ter uma ideia, entre 1978 e 1981, foram registrados 13 mortes de jovens Hmong pela Síndrome da morte noturna súbita e inexplicável. O LA Times aponta que 98% destas ocorreram entre as 22h e 8h da manhã. Segundo o site da Sociedad Latinoamericana del Ritmo Cardíaco as causas do SUNDS são obscuras até hoje

O Collider aponta que alguns especialistas suspeitam que as mortes possuam ligações com uma dieta fraca. Assim, quanto mais tempo os refugiados vivessem longe dos Campos da Morte, maior seria a probabilidade de sobreviverem. Outros suspeitaram que poderia ser devido à exposição a agentes químicos nervosos durante a Guerra do Vietnã, mas isso foi rapidamente dissipado. 

Em um artigo do LA Times, um médico legista mencionou que, se fosse um agente químico, não fazia sentido que afetasse apenas os homens e apenas durante um período específico à noite. 

De qualquer forma, jamais esqueça: "Um, dois, Freddy vem te pegar… Três, quarto, melhor trancar a porta…".