Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Suástica

Historiador explica significado de suástica em antigo tonel da Shell

Embora similar com o símbolo 'sequestrado' pelos nazistas, suástica budista tem significado diferente e foi usado pela Shell antes da Segunda Guerra

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 02/11/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Suástica em tonel da Shell - Reprodução / vídeo
Suástica em tonel da Shell - Reprodução / vídeo

O youtuber Gugu Gaiteiro movimentou a internet nos últimos dias ao mostrar um tonel que foi usado por seu bisavô, há cerca de 100 anos, e está preservado no museu de sua família. "Isso é um artefato de muito tempo".

O vídeo, que já passa 70 mil visualizações, chama a atenção pelo fato do tonel possuir um símbolo que se assemelha à suástica nazista. "O meu bisavô é descendente de alemães e muita gente pode tirar uma ideia errada sobre isso daqui", diz Gugu. 

Não tem nada a ver com o partido do bigodudo de 45", esclarece o youtuber, que aponta que o tonel se assemelha como o usado pela empresa Shell Nex Argentina, para o transporte de combustível. 

Em entrevista à equipe do site Aventuras na História, o professor do Programa de Pós-Graduação em História Edison Hüttner, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), esclarece que o tonel que Gugu apresenta é igual a outros encontrados no Rio Grande do Sul, que se tornaram alvo de seu estudo nos últimos meses.  

O Gugu fez uma descoberta fantástica", aponta Hüttner

"O tonel nas mãos dele tem o mesmo modelo do tonel identificado em Santo Cristo (RS), com suástica do tipo Omote Manji (suástica Budista) ao centro; alças... Ele foi cortado ao meio, para alguma outra utilização. Saiu da mesma fábrica, da Shell Mex Argentina", esclarece. 

Tonel do museu com a suástica - Bruno Rafael Machado / Prefeitura de Santo Cristo

A suástica da Shell

O docente nos contextualiza que Shell Mex Argentina tem sua origem em 10 de setembro 1914. Já no início dos anos de 1920, a companhia começou a operar a comercialização do óleo diesel na Argentina — a primeira filial foi aberta no ano seguinte, na cidade de Rosário. 

"Em 1922, a Shell lançou sua primeira marca de gasolina, 'Energina', vendida em carros-tanque. Como símbolo utilizou a suástica, não é a nazista. Usou este símbolo para representar o significado do seu próprio nome 'Energina', que significa 'energia'", aponta Edison

Como podemos notar no tonel mostrado por Gugu, a suástica usada pela Shell Mex Argentina possui os dois braços para esquerda que, segundo Hüttner, é do tipo Omote Manji (o mesmo da suástica Budista). "Entre outros atributos, o símbolo significa sabedoria e energia". 

"A ideia era potencializar a venda dos seu produtos, com energia (energina) e a suástica tipo Omote Manji (suástica Budista) simbolizando esta força. O símbolo da Suástica foi disseminada amplamente como marca da Shell: Energina. Em anúncios de jornais, cartas e bombas de postos de gasolina, tambores", explica o pesquisador. 

Propaganda da shell com uso da suástica - Reprodução

No entanto, tudo começou a mudar em 1933, com a ascensão do nazismo. "O símbolo da suástica foi substituído por uma concha (Shell, em inglês), como vemos hoje", esclarece. 

A ideia de substituir a Suástica foi em razão de não fazer referência àquela nazista. O termo 'suástica', em síntese, significa 'bem-estar, misericórdia, felicidade, prosperidade'".

O docente também explica as diferenças entre os símbolos: com a suástica nazista tendo seus dois braços voltados para a direita, com a inclinação de 45 graus. 

Identidade e simbolismo

Edison Hüttner esclarece que tanto a figura mostrada por Gugu quanto dos outros tonéis que ele estudou são suásticas com desenho da fonte budista. "São suásticas budistas". 

A sua forma de apresentação da suástica: com braços voltados para direita ou esquerda, cor e inclinação — é o que define sua identidade e simbolismo", diz.

Afinal, a suástica budista divulgada pela Shell Mex Argentina possui os braços direcionados para esquerda (como mostra a figura A, logo abaixo). Já a suástica nazista harkenkreuz (de origem budista) tem os braços voltados para direita e com inclinação de 45% (figura B). 

Figura A: Suástica Omote Manji (suástica budista) - Getty Images
Figura B: Bandeira com a Suástica Nazista - Domínio Público

"Este símbolo tem sua sincronia agregada como identidade, o pano de fundo em formato de círculo branco, sobre cor vermelha. Usado em bandeiras geralmente e braçadeiras de uniformes. Esta suástica nazista foi também usada em alto-relevo em sinos (somente a suástica, sem o pano de fundo em círculo e/ou em cor vermelha ao redor)". 

Por fim, o pesquisador aponta que a suástica é um símbolo "sagrado" para os Budistas. "É um símbolo de paz, prosperidade, boa sorte, equilíbrio, canalização e fluir das energias. No peito da imagem de Buda aparece a suástica do tipo Omote Manji (igual a da figura A)".