Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Imagem inédita mostra formato inusitado de asteroide que 'ameaçou' a Terra

No início deste ano, a NASA estimou que o asteroide 2024 YR4 poderia colidir com a Terra, mas possibilidade foi descartada; confira!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 09/04/2025, às 11h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação inédita do asteroide 2024 YR4 - Divulgação/9NOIRLab/NSF/AURA/R. Proctor
Representação inédita do asteroide 2024 YR4 - Divulgação/9NOIRLab/NSF/AURA/R. Proctor

Recentemente, astrônomos criaram uma imagem 3D do asteroide 2024 YR4, que no início deste ano causou grande alvoroço após a NASA estimar um risco de colisão com a Terra. Os especialistas divulgaram a imagem nesta terça-feira, 8, e ela chama atenção pelo formato incomum do corpo celeste, que levanta novas questões sobre a diversidade de estruturas que vagam pelo espaço.

Conforme informaram os especialistas, o asteroide tem quase 60 metros e, em vez de um formato irregular como já se esperava, ele possui a aparência semelhante a um disco de hóquei girando no espaço.

Essa descoberta foi bastante inesperada, já que acredita-se que a maioria dos asteroides tenham o formato de batatas ou piões de brinquedo, em vez de discos planos", afirmou em comunicado o líder da pesquisa, Bryce Bolin, cientista da Eureka Scientific.

O asteroide foi observado em fevereiro por uma equipe internacional de cientistas, através do Observatório Gemini Sul, no Chile. Agora, após múltiplas observações, foi possível gerar uma reconstrução visual digital mais detalhada do objeto.

Além do formato, também foi constatado o comportamento do asteroide, que gira rapidamente. Foi estimado que ele completa uma rotação a cada 20 minutos, e que se aproxima da Terra a cada quatro anos. Os cientistas também acreditam que ele possa ter se originado do cinturão principal de asteroides existente entre Marte e Júpiter.

Registro do asteroide 2024 YR4 / Crédito: Reprodução/NASA

Colisão?

No início deste ano, foi motivo de grande alarme pela internet a divulgação da NASA e da Agência Espacial Europeia de que havia uma chance — embora pequena, de menos de 5% — de o asteroide colidir com a Terra em 2032. No entanto, essa possibilidade já foi descartada para pelo menos os próximos 100 anos.

Além disso, dados mais atualizados atestam que a possibilidade de colisão do asteroide é maior com a Lua, embora ainda seja baixa, de apenas 3,8%. Ainda assim, os astrônomos garantem que o impacto não afetaria de forma alguma a órbita lunar, repercute o g1.

Agora, o 2024 YR4 já se afastou demais para que ainda possa ser observado por telescópios terrestres, mas ainda neste mês devem ser feitas novas imagens dele a partir do Telescópio Espacial James Webb. Vale destacar que esse tipo de monitoramento é necessário para o aprofundamento de estudos e exercícios em possíveis situações futuras de risco de colisão de asteroides com a Terra.