Lançando 30 toneladas de veneno no ar, vazamento de gás industrial na Índia atingiu comunidade pobre
As válvulas de segurança existem para impedir que tanques com produtos químicos explodam com a pressão. No entanto, elas falharam na fábrica de pesticidas Union Carbide.
Na madrugada de 2 para 3 de dezembro de 1984, uma falha de manutenção fez com que o tanque cheio de isocianato de metila começasse a ser enchido de água. Isso causou uma reação química descontrolada, que elevou a temperatura interna a 200°C. O tanque acumulou pressão e a válvula de segurança fez seu trabalho, abrindo-se automaticamente. E assim liberou 30 toneladas de veneno no ar.
O isocianato de metila é altamente tóxico. Destrói olhos, pele e vias respiratórias. A nuvem de destruição foi levada pelo vento a uma favela próxima, onde a maioria das pessoas estava dormindo. Quem foi acordado tratou de correr, o que só piorou a situação: essas pessoas inalaram mais veneno do que quem ficou parado em casa.
As crianças foram particularmente atingidas porque os gases eram mais pesados que o ar, permanecendo próximos ao chão.
No dia seguinte, os corpos das vítimas cobriram as ruas de Bhopal. Segundo as estimativas mais altas, 25 mil pereceram apenas um dia - isso é quatro vezes mais que o total de vítimas Chernobyl. O governo indiano reconheceu e ressarciu uma quantidade bem menor de pessoas: 5.295 vítimas.
+Saiba mais sobre o tragédia de Chernobyl:
1. Chernobyl 01:23:40: The Incredible True Story of the World's Worst Nuclear Disaster (Editição Inglês), de Andrew Leatherbarrow - https://amzn.to/34BAlU7
2. Chernobyl 01:23:40, de Andrew Leatherbarrow (2019) - https://amzn.to/2rphnlr
3. Sobrevivi a Chernobyl: A história real do maior desastre nuclear da história contada por quem trabalhou nele, de Pedro Santiago - https://amzn.to/2oYhW4L
4. Chernobyl: O pior acidente radioativo da história, de
5. Chernobyl: The History of a Nuclear Catastrophe (Editição Inglês), de Serhii Plokhy (2018) - https://amzn.to/32ssOW0
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.