Durante as filmagens de 'Gladiador' (2000), Russell Crowe quase sofreu um acidente que poderia ser fatal envolvendo um tigre; entenda!
Publicado em 10/11/2024, às 12h00
Em 2000, chegou aos cinemas de todo o mundo um filme que se consagraria como um dos maiores clássicos daquela década: 'Gladiador'. Dirigido por Ridley Scott, o filme nos transporta para uma narrativa de vingança no Império Romano protagonizada por Maximus (interpretado por Russell Crowe), um experiente guerreiro que enfrenta batalhas no Coliseu como gladiador para reconquistar sua liberdade.
"Maximus é um poderoso general romano, amado pelo povo e pelo imperador Marcus Aurelius. Antes de sua morte, o Imperador desperta a ira de seu filho Commodus ao tornar pública a sua predileção em deixar o trono para Maximus. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego, e passa a se esconder como um escravo e gladiador enquanto vai atrás de vingança", narra a sinopse.
A partir do dia 14 de novembro, poderemos assistir nos cinemas a tão aguardada sequência do clássico com Crowe, 'Gladiador 2', que se passa cerca de duas décadas após os eventos retratados no primeiro filme e tem como novo herói Lucius (interpretado por Paul Mescal), filho de Maximus.
+ Confira 5 gladiadores que ficaram famosos no Império Romano
Parte do motivo para a continuação ser tão aguardada, chamando bastante atenção por ser lançada somente 24 anos após o primeiro filme, é que 'Gladiador' foi um grande sucesso na época de seu lançamento.
Segundo a Revista Monet, ele arrecadou mais de US$ 460 milhões em bilheteria, e ainda venceu cinco estatuetas no Oscar — incluindo de Melhor Filme e de Melhor Ator para Russell Crowe.
Mas uma curiosidade que nem todos sabem sobre as filmagens do épico é que, por pouco, ele não culminou em uma tragédia. Isso envolvendo um animal feroz utilizado de verdade nas antigas batalhas do Coliseu, que Ridley Scott quis utilizar em seu longa: um tigre.
Durante entrevista em 2020 à Variety, Ridley Scott revelou que Crowequase foi atacado por um tigre, durante as filmagens de 'Gladiador'. "O tigre era um menino grande do rabo ao nariz, mais de três metros. Você tinha dois caras com uma corrente com um anel no chão para controlá-lo", descreveu o cineasta.
O que foi um grande susto no set foi um momento em que o tigre passou a menos de um metro de Crowe que, assustado, precisou rolar no chão para evitar chegar ao alcance do animal.
Russel disse, 'ok, libere ele' e quando Russell recuasse, o tigre sairia do buraco e Russell sairia do caminho. Ele disse: 'F**-se, essa foi perto'", recordou Scott à Variety.
Crowe também já falou durante a entrevista sobre como foi a experiência de contracenar com um animal tão imponente como um tigre: "É tão bonito, tão real e você gostaria de poder fazer carinho e dar abraços, mas obviamente isso traz riscos inerentes", alegou.
Felizmente, nenhuma tragédia ocorreu durante as gravações de 'Gladiador', e o filme tornou-se um dos maiores e de mais sucesso épicos cinematográficos ambientados no Império Romano.