Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Gladiador

Gladiador: A cena chocante deletada do primeiro filme

Clássico do ano 2000, 'Gladiador' teve uma cena chocante e brutal deletada na versão final de Ridley Scott; filme recebe sequência neste mês

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 02/11/2024, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Russell Crowe em 'Gladiador' e leão - Getty Images / Foto por Angela pelo Pixabay
Russell Crowe em 'Gladiador' e leão - Getty Images / Foto por Angela pelo Pixabay

No próximo dia 15 chega aos cinemas o mais novo longa-metragem de Ridley Scott, 'Gladiador 2', sequência de um de seus filmes mais conhecidos e de maior sucesso, lançado em 2000. Na nova produção, acompanhamos Lucius em uma emocionante narrativa de vingança contra o Império Romano, corrupto e cruel.

"Anos depois de testemunhar a morte do reverenciado herói Maximus nas mãos de seu tio, Lucius é forçado a entrar no Coliseu depois que sua casa é conquistada pelos imperadores tirânicos que agora lideram Roma com ferro", informa o material promocional de 'Gladiador 2'. "Com raiva em seu coração e o futuro do Império em jogo, Lucius deve olhar para seu passado para encontrar força e honra para devolver a glória de Roma ao seu povo".

Maximus, o herói de Lucius, foi o protagonista do primeiro 'Gladiador', interpretado magistralmente por Russell Crowe — que, inclusive, venceu o Oscar de Melhor Ator pelo papel. E, assim como na sequência, ele, um general romano escravizado e forçado a lutar como gladiador, embarca em uma história de vingança contra uma figura de liderança do Império.

Por mais que o filme retrate de forma bastante convincente o antigo Império Romano, aquela que seria uma das cenas mais fortes de 'Gladiador' foi deletada do corte final do filme.

Vale mencionar que Ridley Scott — já conhecido por filmes como 'Alien, o 8º Passageiro' (1979) e 'Blade Runner - O Caçador de Androides' (1982) — também é famoso por suas "versões do diretor", pois, muitas vezes os estúdios acabavam pedindo para deletar cenas em prol de uma melhor exibição nos cinemas. Estas versões, por sua vez, seriam os filmes no formato ideal, na visão do cineasta.

No entanto, no caso de 'Gladiador', o diretor disse que a "edição estendida" do filme — que está disponível no catálogo do Amazon Prime Video — não seria sua própria versão final, mas sim aquela que foi para os cinemas. E, uma cena brutal foi removida, enquanto Maximus é introduzido aos horrores do Coliseu.

+ Gladiador 2: 5 coisas que você precisa saber antes de assistir ao filme

Russel Crowe, em personagem, no filme Gladiador (2000) / Crédito: Divulgação/Universal Studios

Cena deletada

Conforme repercute o Screen Rant, em uma breve cena disponível na versão de DVD de 'Gladiador', Maximus explora a área abaixo do Coliseu, e observa leões em uma jaula. E, logo depois, eles são soltos no Coliseu, palco de batalhas sangrentas e mortais.

Quando olha para o anfiteatro, Maximus testemunha uma mulher cristã ajoelhada e segurando duas crianças pequenas. Uma delas, inclusive, olha para o guerreiro, antes de se virar, quando um leão se aproxima observando-as de perto.

Sabendo a cena que seguiria, Maximus se vira, e somos poupados de ver o ataque. Ainda assim, mesmo que a cena nem mesmo fosse graficamente brutal, apenas a insinuação já a tornaria em uma das mais sombrias do filme.

Russell Crowe como Maximus em 'Gladiador' (2000) / Crédito: Divulgação/Universal Studios

Por que deletou?

Conforme revelado posteriormente por Scott, a cena do leão foi deletada até mesmo de sua versão final, pois, ela não provocava o impacto que ele buscava. Na sequência, o leão aproxima-se lentamente, e para o diretor, isso tornava todo o momento muito passivo.

Sendo assim, o ideal seria ver a batalha entre uma mulher querendo sobreviver, e um predador faminto querendo se alimentar. Porém, mostrar esse ataque em detalhes sangrentos estava fora de questão, e Scott decidiu nem mesmo incluir a cena do leão em seu filme.