Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Gladiador 2

Gladiador 2: Conheça a história de Lucius, protagonista do filme

Novo filme de Ridley Scott, 'Gladiador 2' tem como novo protagonista o personagem Lucius, que inclusive apareceu no clássico do ano 2000

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 27/10/2024, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lucius em 'Gladiador' (2000), interpretado por Spencer Treat Clark, e em 'Gladiador 2' (2024), por Paul Mescal - Reprodução/Universal Pictures / Reprodução/Paramount Pictures
Lucius em 'Gladiador' (2000), interpretado por Spencer Treat Clark, e em 'Gladiador 2' (2024), por Paul Mescal - Reprodução/Universal Pictures / Reprodução/Paramount Pictures

Em 2000, chegou aos cinemas o filme 'Gladiador', dirigido por Ridley Scott e com Russell Crowe no elenco, que se tornou um dos maiores clássicos cinematográficos ambientados no glorioso Império Romano já feitos.

Vencedor de 5 estatuetas do Oscar, a produção foi motivo para fãs aguardarem uma continuação, que só chega às telonas 24 anos depois, no próximo dia 14.

No filme, original, acompanhamos Russell Crowe em um de seus papéis mais emblemáticos, Maximus Decimus Meridius, um ex-general romano que foi condenado a viver como escravo e forçado a lutar no Coliseu como um gladiador, em busca de vingança contra o imperador.

Desde o anúncio inesperado de 'Gladiador 2' mais de duas décadas depois do lançamento do clássico, pouco foi revelado sobre a nova trama, mas agora uma série de detalhes nos permitem conhecer a narrativa e o novo protagonista. Confira!

Antigo Lucius

Na sequência, conforme repercute o Screen Rant, Paul Mescal dará vida ao protagonista Lucius Verus II, enfrentando batalhas de gladiadores no Coliseu no Império Romano, cerca de duas décadas após os ventos do primeiro filme.

Em 'Gladiador' (2000), Lucius era co-imperador de Roma ao lado de Commodus (interpretado por Joaquin Phoenix), antagonista da obra. Porém, por ser criança, o único que realmente governava Roma efetivamente naquele período era Commodus.

Interpretado por Spencer Treat Clark, o maior impacto que Lucius teve no primeiro filme foi a pequena influência de sua pouca idade em outros personagens, como o momento em que Maximus optou por não matar Commodus na primeira oportunidade, pois, o garoto estava presente e ele não queria traumatizá-lo.

Commodus (Joaquin Phoenix) e Lucius (Spencer Treat Clark) em 'Gladiador' (2000) / Crédito: Reprodução/Universal Pictures

Lucius histórico

Porém, por mais que Lucius seja uma figura digna de destaque para o protagonismo de 'Gladiador 2', sua verdadeira história não durou tanto para que seu nome fosse consolidado nos livros de História. Na realidade, Lucius II era um dos três filhos de Lucila e Lucius Verus — irmão adotivo de Marco Aurélio —; mas todos morreram jovens.

Uma das alterações que Ridley Scott fez no filme foi na própria linha do tempo, visto que agora teremos Lucius II como protagonista, sendo que ele, na realidade, morreu antes mesmo de Commodus tornar-se imperador

Entre os filmes

Aproveitando-se da lacuna histórica referente a Lucius, Ridley Scott criou, para o novo filme, uma sequência de fatos intensa e dramática para seu protagonista. Conforme descrito em artigo da Vanity Fair, após a morte de Maximus no fim de 'Gladiador', Lucila, mãe de Lucius, o enviou para longe do Império Romano, a uma região chamada de Numídia, na costa norte da África. 

Lá, ele tornou-se um guerreiro habilidoso, sem nunca esquecer completamente seu ídolo do passado, o imbatível Maximus, e manteve-se distante dos possíveis problemas que a morte de Commodus poderia lhe trazer, graças a outros políticos que disputavam pelo poder de Roma.

Cena de 'Gladiador 2' / Crédito: Reprodução/Paramount Pictures

Gladiador 2

Em 'Gladiador 2', vemos um Lucius que, em Numídia, já havia tornado-se um adulto e estabelecido uma família. Porém, a tranquilidade acabou depois que tropas do Império Romano, lideradas pelo general Marcus Acacius (Pedro Pascal) vão até a região para conquistá-la, e acabam levando Lucius como prisioneiro e escravo — até se ver forçado a lutar como um gladiador.

Porém, logo em sua primeira partida na arena, Lucius consegue ver sua mãe — interpretada por Connie Nielsen, assim como no original — ao lado de Acacius, seu parceiro romântico. Então, o jovem guerreiro inicia uma nova jornada de vingança contra Roma, governada pelos sádicos Caracala e Geta, tendo como maior alvo de sua revolta o general Acacius.

O diretor também já revelou que, entre os filmes, após Maximus incitar os romanos a libertar o Império da corrupção e retornar à República, Roma não ouviu. Em 'Gladiador 2', o cenário é ainda pior que no primeiro filme, sendo governado com um punho de ferro sádico pelos imperadores Caracala e Geta.

São eles que ameaçam Lucila constantemente para forçá-la a controlar Acacius, e desconsideram o bem-estar dos romanos em geral quando tomam atitudes cruéis. Por conta do estado em que Roma se encontra, Lucius se enfurece ainda mais em sua narrativa, impulsionando-o em sua missão.

'Gladiador 2' estreia dia 14 de novembro nos cinemas brasileiros.

Leia também:Gladiador 2: Rinocerontes eram levados para o Coliseu?