Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bola de Ouro

Bola de Ouro: Como era o mundo na última vez que um brasileiro ganhou o prêmio

Nesta segunda, 28, Vinícius Júnior pode repetir o feito de Kaká, em 2007, e se tornar o melhor jogador de futebol ao receber a Bola de Ouro

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 27/10/2024, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kaká segurando a Bola de Ouro em 2007 - Getty Images
Kaká segurando a Bola de Ouro em 2007 - Getty Images

Na próxima segunda-feira, 28, a revista France Football entrega o prêmio Ballon d’Or (Bola de Ouro) para o melhor jogador do mundo de futebol na temporada passada. A 68ª edição do evento acontecerá em cerimônia realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris — a partir das 16 horas (de Brasília), com transmissão exclusiva da TNT (ou pelo aplicativo da Max). 

O favorito para ganhar o troféu é o brasileiro Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid (Espanha) e da Seleção Brasileira. Vini Jr., inclusive, é o único brasileiro a figurar na lista dos 30 melhores jogadores masculinos da temporada passada, disputando contra nomes como Jude Bellingham (seu parceiro inglês de Real Madrid), e os astros do Manchester City (Inglaterra) Erlind Haaland (atacante norueguês) e Rodri (meio-campista espanhol). 

Vinícius Júnior em partida pelo Real Madrid - Getty Images

O último brasileiro a ganhar o prêmio foi Kaká, em 2007, quando ele ainda defendia a camisa do tradicional Milan, da Itália. De lá pra cá, apenas Neymar chegou perto de vencer o Ballon d’Or, mas o camisa 10 viu o troféu ser dividido, principalmente, por Cristiano Ronaldo (Portugal) e Lionel Messi (Argentina) durante as últimas temporadas. A hegemonia da dupla durou até o croata Luka Modríc faturar o prêmio em 2018. 

Em 2007, Kaká ganhou a Bola de Ouro ao receber 445 pontos; em segundo veio Cristiano, com 277; seguido de Messi, com 255. Outros brasileiros mais bem colocados foram Robinho (em 9º), Ronaldinho Gaúcho (em 12º) e Daniel Alves (em 15º). 

Relembre como era o Brasil e o mundo quando um brasileiro venceu pela última vez o Ballon d’Or!

Janeiro

O ano de 2007 começou com o presidente Lula tomando posse para seu segundo mandato logo no primeiro dia de janeiro. Na semana seguinte, no dia 9, a Apple lançou seu celular: chegava ao mercado o iPhone. 

Lula em sua segunda posse - Antônio Cruz/Agência Brasil

O mês ainda ficou marcado pela tragédia nas obras de construção da Linha 4 Amarela de São Paulo, na região onde hoje fica a Estação Pinheiros. Naquele 12 de janeiro, 7 pessoas morreram, relembra o G1. 

Três dias depois, foram executados, por enforcamento, o meio-irmão de Saddam Hussein, Barzan Ibrahim al-Tikriti, e o ex-chefe da Corte Revolucionária do Iraque, Awad Hamad al-Bandar. O mês terminou com a Microsoft lançando o Windows Vista, um dos maiores fiascos da companhia.


Fevereiro e março 

O mês de fevereiro foi marcado pela chocante morte do menino João Hélio, arrastado por um carro pelas ruas do Rio de Janeiro após um assalto no dia 7. No dia 19, a França aboliu a pena de morte de sua constituição. Fevereiro terminou com a Acadêmicos do Grande Rio e a Mocidade Alegre se tornando campeãs dos carnavais de Rio e São Paulo, respectivamente. 

Já o mês de março marcou a presença do presidente norte-americano George W. Bush em países da América Latina (o que incluiu o Brasil), onde foi recebido sob protestos. No dia 18, o italiano Cesare Battisti foi preso em Copacabana. Por fim, no dia 23, a Sony lançou o PlayStation 3 na Europa.


Abril e maio 

Em abril, o mercado brasileiro presenciou a venda da Varig para a Gol. Os Estados Unidos viveram momentos de tensão como o Massacre de Virginia Tech, no dia 16. Dois dias depois, a China inauguraria seu primeiro trem-bala. Já em 23 de abril morreu Bóris Ieltsin, primeiro presidente da Rússia após a dissolução da União Soviética.

O dia 3 de maio ficou marcado pelo desaparecimento da menina inglesa Madeleine McCann no Algarve, em Portugal. Entre os dias 9 e 13 de maio, o então papa Bento VXI veio ao Brasil em visita às cidades de São Paulo e Aparecida — ocasião marcada pela canonização de Frei Galvão

Madeleine McCann - Reprodução/Arquivo pessoal

No dia 16, Nicolas Sarkozy tomou posse como presidente da França. Maio também marcou o lançamento do Google Street View e a segunda colocação da mineira Natália Guimarães no concurso de Miss Universo.


Junho e julho 

Em 2007, o mês de junho ficou marcado pelo lançamento de outras versões do YouTube — que, até então, só tinha seu site em inglês. No dia 27, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro invadiu as favelas do Complexo do Alemão, no episódio que ficou conhecido como Massacre no Complexo do Alemão.

O Rio de Janeiro voltou aos holofotes em julho, primeiro com o Cristo Redentor sendo eleito uma das novas sete maravilhas do mundo moderno. Depois com a Cidade Maravilhosa sediando os XV jogos Pan Americano. 

O Cristo Redentor - Getty Images

Julho também ficou marcado pelo maior protesto da história colombiana, contra as FARC; pelo lançamento de 'Harry Potter e a Ordem da Fênix', quinto filme da saga de sucesso criada por J.K. Rowling; e pelo acidente do voo TAM 3054, que se chocou contra um depósito de cargas da companhia nos arredores do Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo. A tragédia matou 187 pessoas que estavam a bordo e 12 em solo — até hoje o segundo maior acidente aéreo brasileiro.


Agosto e setembro 

Agosto ficou marcado pela retirada das tropas do Reino Unido da Irlanda do Norte após 38 anos de ocupação. Já no sexto aniversário do 11 de Setembro, o terrorista Osama Bin Laden apareceu em vídeo ameaçando os Estados Unidos caso sua população não se converta ao Islã. No dia 24 de setembro foi ao ar o primeiro episódio da sitcom The Big Bang Theory.


Outubro e novembro

Em comemoração aos 90 anos das aparições da Virgem Maria, foi inaugurado na cidade de Fátima, em Portugal, a Basílica da Santíssima Trindade, no dia 12 de outubro. No dia 30, o Brasil foi confirmado pela FIFA como país sede da Copa do Mundo de 2014. Em novembro, a Petrobrás anunciou a descoberta de uma bacia de petróleo no litoral de Santos.


Dezembro 

O mês de dezembro marcou o pentacampeonato brasileiro do São Paulo, o segundo de forma consecutiva. No mesmo campeonato, o Corinthians foi rebaixado para a segunda divisão

Corinthians foi rebaixado em partida contra o Grêmio - José Doval/Site Oficial Grêmio

No dia 4, crise no senado culminou com Renan Calheiros renunciando ao cargo. Na Argentina, Cristina Fernández de Kirchner tomou posse como a 56ª presidente do país no dia 11. Um dos últimos eventos marcantes de dezembro foi o roubo ao acervo do MASP, com as pinturas 'Retrato de Suzanne Bloch', de Pablo Picasso, e 'O Lavrador de Café', de Cândido Portinari.