Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Gladiador 2

Historiadora critica 'Gladiador 2': 'Total besteira de Hollywood'

Novo filme de Ridley Scott, 'Gladiador 2' chega aos cinemas neste mês de novembro, e nos transporta diretamente para a Roma Antiga

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 31/10/2024, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Gladiador 2' - Divulgação/Paramount Pictures
Cena de 'Gladiador 2' - Divulgação/Paramount Pictures

Neste mês de novembro, finalmente chega aos cinemas o tão aguardado 'Gladiador 2', sequência de épico lançado em 2000 dirigido por Ridley Scott, que nos transportará diretamente para o antigo Império Romano dos imperadores Caracala e Geta, em uma narrativa extremamente intensa, emocionante e de vingança. Porém, aqueles que buscam por fidelidade histórica na obra podem acabar se desapontando.

Até mesmo no filme de 2000, quanto em outras obras de Ridley Scott, o cineasta não é exatamente elogiado pela precisão histórica do que retrata. Ainda assim, a historiadora Shadi Bartsch, professora da Universidade de Chicago e autora de diversos livros sobre a Roma Antiga descreveu 'Gladiador 2' como sendo uma "total besteira de Hollywood", em matéria publicada no The Hollywood Reporter.

Destacando as sequências mais absurdas e megalomaníacas do longa, a historiadora menciona a cena em que vemos um Coliseu completamente inundado, e com tubarões representando risco aos guerreiros que ali se apresentam. "Não creio que os romanos soubessem o que era um tubarão", afirma Bartsch, embora as batalhas navais realmente ocorressem na arena.

Ela também aborda o uso de rinocerontes no Coliseu, o que pode ser visto até em uma cena dos trailers. E de fato, um poema de 80 d.C. falava "sobre um rinoceronte jogando um touro para o céu", mas, segundo a professora, não há qualquer evidência de que gladiadores montassem nestes animais naquela época, repercute a Rolling Stone Brasil.

Por fim, ela menciona uma cena em que é possível observar um nobre romano tomando chá em um café enquanto lê o jornal; o que, segundo Bartsch, é um grande anacronismo, visto que a imprensa só surge cerca de 1.200 anos depois.

Eles tinham notícias diárias – Acta Diuma – mas foram gravadas e colocadas em determinados locais. Você tinha que ir, não dava para fazer isso em um café. Além disso, eles não tinham cafés!", destaca a historiadora ao The Hollywood Reporter.

+ Gladiador 2: 5 coisas que você precisa saber antes de assistir ao filme

Gladiador 2

Em 'Gladiador 2', nosso novo herói e protagonista é Lucius (interpretado por Paul Mescal), que assistiu, ainda criança, a luta final de 'Gladiador' pessoalmente, mas eventualmente foi forçado a viver por 15 anos longe de Roma, sem qualquer conexão com sua família e o império.

"Anos depois de testemunhar a morte do reverenciado herói Maximus nas mãos de seu tio, Lucius é forçado a entrar no Coliseu depois que sua casa é conquistada pelos imperadores tirânicos que agora lideram Roma com ferro", informa o material promocional de 'Gladiador 2'. "Com raiva em seu coração e o futuro do Império em jogo, Lucius deve olhar para seu passado para encontrar força e honra para devolver a glória de Roma ao seu povo".

Além de Paul Mescal, indicado ao Oscar recentemente, o filme também conta com outras figuras estreladas no elenco, como Pedro Pascal, que será um general romano que treinou com Maximus e será aqui o rival de Lucius, Denzel Washington, Joseph Quinn, Fred Hechinger.

'Gladiador 2' chega no dia 14 de novembro nos cinemas brasileiros.