As brutais batalhas de gladiadores, faziam parte do entretenimento dos antigos romanos; confira 5 guerreiros que ficaram conhecidos
Publicado em 05/11/2024, às 19h00 - Atualizado em 07/11/2024, às 18h47
No próximo dia 14, chega aos cinemas a tão aguardada sequência de Ridley Scott, 'Gladiador 2', mais uma vez nos levando ao Império Romano, agora governado pelos sádicos Caracala e Geta, sob a pele do jovem Lucius (Paul Mescal).
O protagonista inicia uma árdua narrativa de vingança após perder sua família e a própria liberdade. Ele se vê forçado a lutar no Coliseu contra outros gladiadores.
"Anos depois de testemunhar a morte do reverenciado herói Maximus nas mãos de seu tio, Lucius é forçado a entrar no Coliseu depois que sua casa é conquistada pelos imperadores tirânicos que agora lideram Roma com ferro", explica o material promocional sobre a sinopse de 'Gladiador 2'. "Com raiva em seu coração e o futuro do Império em jogo, Lucius deve olhar para seu passado para encontrar força e honra para devolver a glória de Roma ao seu povo".
Há mais de duas décadas essa sequência cinematográfica é aguardada, o que nos revela que, até hoje, os gladiadores geram fascínio.
Em geral, esses guerreiros, que poderiam lutar até a morte, eram criminosos condenados ou inimigos escravizados, treinados para as batalhas em prol do entretenimento, e poderiam ser recompensados com a eventual liberdade e redenção. Mas, as histórias se diferenciam.
Confira a seguir 5 gladiadores que ficaram famosos em seu tempo:
+ Pão e circo mortal: Os gladiadores romanos realmente lutavam até a morte?
Marco Átilio chama atenção por ter sido um gladiador voluntário, que provavelmente entrou no mundo das batalhas para pagar suas dívidas. O surpreendente é que foi assim que encontrou sua verdadeira vocação. Em sua primeira batalha, enfrentou um homem que, em 14 lutas, saiu vitorioso 12 vezes, mas ainda assim o derrotou.
Ele ainda repetiu o feito na luta seguinte, enfrentando outro oponente que venceu 12 de 14 batalhas. Com isso, ele conquistou admiração e seguidores durante sua vida, segundo o History Extra.
Flamma, porém, possui uma história conturbada. Nascido na província romana da Síria, ele foi levado para batalhas de gladiadores como escravo, mas, se encontrou nesse novo estilo de vida, mostrando-se um guerreiro habilidoso.
Conforme o History Extra, ele até mesmo recebeu quatro ofertas para se libertar da arena de batalha, no entanto, sempre as recusou, preferindo seguir entretendo multidões no Coliseu, até que faleceu aos 30 anos. O guerreiro venceu 21 batalhas ao todo.
Spiculus foi um dos gladiadores favoritos do Imperador Nero. Em suas apresentações nas arenas, ele não só agradou multidões, como conquistou riqueza.
Os espetáculos de gladiadores nem sempre consistiam em pessoas lutando entre si. Em alguns episódios, homens lutaram contra animais selvagens, conhecidos como "bestiários". Um exemplo bem-sucedido é Carpophorus.
Ele teria derrotado um urso, um leão e um leopardo. No mesmo dia, ele também matou um rinoceronte com apenas uma lança.
Durante séculos, o nome de Tetraites perdeu-se na História; até que um grafite descoberto em 1817 em Pompeia trouxe seu nome de volta aos holofotes. Ele ficou conhecido por lutar sem camisa e carregar apenas uma espada, um escudo plano e uma armadura básica.
O curioso é que seu nome perpassou por todo o império, e foi possível ver relatos de sua batalha contra o gladiador Prudes em vasos de vidro em regiões distantes, inclusive nas atuais França e Inglaterra.