Neste mês, 'Gladiador 2' chega aos cinemas; relembre os eventos e o fim do filme original, com Russell Crowe, antes de ver a sequência!
Publicado em 03/11/2024, às 15h00
No próximo dia 14, o novo filme de Ridley Scott, 'Gladiador 2', chega aos cinemas. Neste longa-metragem — que dá sequência ao clássico do ano 2000 —, vemos o mesmo Império Romano, cerca de 20 anos após os eventos do original.
Agora, o novo protagonista é o jovem Lucius (interpretado por Paul Mescal), que após perder todos que amava e sua própria liberdade, foi forçado a viver como um escravo e, eventualmente, a lutar nas batalhas de gladiadores, encontrando uma oportunidade de vingar-se contra o impérioe contra o general Marcus Acacius (Pedro Pascal).
"Anos depois de testemunhar a morte do reverenciado herói Maximus nas mãos de seu tio, Lucius é forçado a entrar no Coliseu depois que sua casa é conquistada pelos imperadores tirânicos que agora lideram Roma com ferro", informa o material promocional de 'Gladiador 2'. "Com raiva em seu coração e o futuro do Império em jogo, Lucius deve olhar para seu passado para encontrar força e honra para devolver a glória de Roma ao seu povo".
Uma curiosidade é que o novo protagonista, Lucius, apareceu em 'Gladiador'. Inclusive, Maximus foi uma importante referência para ele, e uma das poucas memórias de sua infância, incluindo aquela que é uma das cenas finais do filme.
Conforme descreve o site Collider, 'Gladiador' se passa no ano 180 d.C., quando o Império Romano era comandado por Marco Aurélio (Richard Harris). Considerado um imperador habilidoso taticamente e com grande consciência política, Marco Aurélio é amado por seu povo, e tem uma carreira de sucesso, embora ainda reconheça que algumas coisas precisam ser modificadas para proteger o futuro dos romanos.
Um motivo de preocupação em especial é seu filho mais velho e sucessor direto, Commodus (Joaquin Phoenix), extremamente cruel, impiedoso e inapto para governar. Por isso, o imperador decide que o general Maximus (Russell Crowe), seu amigo e aliado mais leal e habilidoso, seria nomeado como seu sucessor. Commodus, entretanto, não aceita a decisão.
O vilão rapidamente se move para orquestrar o assassinato de seu pai, antes que Maximus fosse nomeado oficialmente como sucessor. Ele, então, exige lealdade de todos os antigos aliados de seu pai. Mas, o personagem que foi sabotado recusa a exigência.
Como resultado, o general é preso por guardas pretorianos, e eventualmente descobre que sua família foi assassinada. Capturado por traficantes de escravos, não demora até que seja enviado para o Coliseu, em batalhas de gladiadores.
Inicialmente, Maximus é relutante. Por ser um militar experiente, não quer se envolver em combates sem honra. Com o tempo, entretanto, ele percebe que consegue cada vez mais popularidade conforme vence as batalhas, logo se aproximando do topo e capaz de confrontar Commodus.
Após enfrentar outros homens mascarados, Maximus revela sua identidade ao imperador, que fica surpreso quando ele o acusa de assassinar o próprio pai.
+ Gladiador 2: Conheça a história de Lucius, protagonista do filme
De imediato, Commodus pensa em assassinar Maximus após a acusação, entretanto, a multidão estava a seu lado. Assim, Maximus é mantido como prisioneiro, enquanto o imperador se prepara para desafiá-lo em um duelo no Coliseu.
Enquanto está preso, o gladiador se reúne com a irmã de Commodus, Lucilla, que mostra lealdade ao ex-general e verdadeiro sucessor de seu pai. O imperador logo descobre a conspiração, mas ainda assim Maximus escapa da prisão.
Porém, ele acaba capturado mais uma vez, antes que uma revolução oficial pudesse acontecer. No final do longa-metragem, vemos a derradeira batalha entre Commodus e Maximus, diante da multidão.
Commodus não evita trapacear, e esfaqueia Maximus pouco antes de a batalha começar. Porém, mesmo com o grave ferimento, o guerreiro consegue derrotar Commodus e o mata em pleno Coliseu, antes de sucumbir aos seus próprios ferimentos.