Antes mesmo de ser presidente dos Estados Unidos, Donald Trump era um famoso empresário que frequentemente aparecia em filmes sem qualquer motivo
Publicado em 04/11/2024, às 20h00
Nesta terça-feira, 5 de novembro, ocorre nos Estados Unidos as eleições presidenciais, acompanhadas ao redor do mundo. Os atuais candidatos à presidência são Kamala Harris, do Partido Democrata e apoiada pelo atual presidente, Joe Biden; e o ex-presidente Donald Trump, que liderou o país entre 2017 e 2021, do Partido Republicano.
Nos últimos anos, especialmente após eleger-se como o 45º presidente americano, Trump se tornou uma figura polêmica na mídia e política internacional, diante de uma série de posicionamentos controversos.
Porém, nos Estados Unidos, Trump já era uma figura conhecida, antes mesmo de envolver-se diretamente na política. Visto como um magnata dos negócios de Nova York, que conquistou sucesso, ele já participava de vários programas de entrevistas e, até mesmo, de filmes e séries, em aparições breves, interpretando geralmente a si, apenas como um segredo rápido e perspicaz da produção.
+ Trump é fascista? Historiador norte-americano responde;
Embora não seja ator, Donald Trump possui uma lista de 26 créditos de "atuação" em seu nome — incluindo uma aparição memorável em 'Um Maluco no Pedaço' —, das quais 11 são em filmes, repercute o The Independent.
Confira a seguir todas as ocasiões que o ex-presidente americano apareceu em filmes e você talvez não tenha reparado:
Lançado em 1989, 'Os Fantasmas Não Transam' é um filme de comédia romântica e fantasia dirigido por John Derek, em que acompanhamos Scott, que morre após um ataque cardíaco. Sem conseguir encontrar a paz, retorna à Terra para sua amada mulher, com quem tenta bolar um plano para que ele possa retornar.
Em uma cena, a personagem de Bo Derek tenta fechar um negócio imobiliário com o empresário Donald Trump. A negociação é mostrada em duas cenas, nas quais ele flerta com a protagonista — e a atuação até lhe rendeu um prêmio de pior ator.
Em 'Esqueceram de Mim 2 - Perdido em Nova York', acompanhamos mais uma vez o jovem Kevin McCallister que, agora, se perde do pai no aeroporto e acaba recorrendo um avião rumo à Nova York, separado da família. Sozinho na cidade grande, o garoto se hospeda no Hotel Plaza e começa a fazer suas travessuras de sempre.
Donald Trump aparece no filme como um hóspede do hotel em questão, que cruza o personagem de Macaulay Culkin pelos corredores em uma cena.
Outra participação memorável do político nos cinemas foi na querida comédia infantil 'Os Batutinhas', de 1994. Curiosamente, neste papel Trump interpreta o pai de Waldo (interpretado por Blake McIver Ewing), o menino rico e inimigo do clube de personagens principais.
No documentário 'A Travessia do Mar e do Tempo', de 1995, acompanhando um jovem russo que viaja até Nova York à procura de seus ancestrais. Chegando nas terras americanas, ele inicia uma jornada que o leva a explorar o passado da grande cidade, encontrando e até mesmo filmando Trump.
Na comédia 'Eddie' (1996), a motorista Edwina Eddie Franklin (interpretada por Whoopi Goldberg), fanática pelo time de basquete New York Knicks, ganha um concurso e se torna treinadora assistente honorária da equipe, impressionando o dono do time e eventualmente se torna técnica oficial. Mais uma vez, Trump aparece rapidamente interpretando a si, como um empresário de sucesso.
Mais uma vez com Whoopi Goldberg como protagonista, o filme 'O Sócio' (1996) acompanha Laurel, uma mulher negra que luta para conseguir sucesso em Wall Street. Ela abre a própria firma e, para se diferenciar, inventa um sócio branco fictício. Como qualquer filme sobre negócios em Nova York, claro que Trump não deixaria de dar as caras dando vida a si.
Lançado em 1998, o drama 'Studio 54' acompanha Steve Rubell, que tenta transformar a antiga discoteca Studio 54 em um local com as maiores festas que o mundo — ou pelo menos Nova York — já tenha visto. No filme, Trump aparece como um "cliente VIP" na discoteca.
'Celebridades' (1998), de Woody Allen, acompanha o escritor Lee, que tem uma vida e carreira monótona e, por isso, decide se divorciar de sua esposa para buscar trabalhar como jornalista de entretenimento.
Quando passa a morar em Nova York, frequenta festas, vive romances e mergulha no mundo das celebridades. Em uma de suas entrevistas, a equipe de Lee, inclusive, fala com Donald Trump.
Na comédia 'Zoolander' (2001), nosso protagonista é Derek (interpretado por Ben Stiller), um modelo egocêntrico que, deprimido por perder o posto de número 1, acaba se envolvendo no ramo de matador de aluguel. Em uma cena, Donald Trump aparece e diz ser fã do personagem.
Na comédia romântica 'Amor à Segunda Vista', de 2002, a advogada Lucy Kelson (Sandra Bullock) começa a trabalhar ao lado do bilionário George Wade (Hugh Grant), a princípio em um acordo para que ele não derrubasse o centro comunitário em que ela cresceu. No filme, é possível ver Trump conversando com Wade numa festa.
Na comédia romântica 'Marmalade' (2004), acompanhamos uma modelo de sucesso que, em dado momento, sente que está velha demais para continuar seu trabalho. "Seu fim em sua vida profissional acontece quando sua vida pessoal desmorona completamente", segundo sinopse do IMDB. Em uma cena, uma amiga da protagonista mostra uma série de imagens de modelos veterinários reais, e também do próprio Donald Trump.