Seja em filmes, séries, livros ou animações, vários personagens famosos foram inspirados em pessoas e histórias reais; confira!
Publicado em 03/11/2024, às 19h00
Em qualquer tipo de mídia, sejam filmes, séries, livros ou animações, encontramos personagens com as mais inusitadas e diferentes origens. Por isso, é uma surpresa quando descobrimos que uma obra se inspira em fatos ou figuras reais.
E, não é incomum que criadores, escritores ou cineastas se inspirem em casos reais alarmantes ou mesmo em pessoas intrigantes que cruzaram seus caminhos quando desenvolvem personagens. Confira a seguir 5 personagens famosos da ficção que foram inspirados em pessoas reais:
Um dos personagens mais famosos da cultura pop, o arqueólogo Indiana Jones foi, antes de qualquer coisa, uma homenagem de seu criador, George Lucas, aos heróis de ação dos filmes da década de 1930. Porém, o herói também teria se inspirado em um naturalista e paleontólogo real: o americano Roy Chapman Andrews.
Andrews começou sua carreira no Museu Americano de História Natural em Nova York, onde encontrou uma nova paixão, tornando-se explorador e embarcando em expedições na Indonésia, China e Japão, coletando restos de animais raros.
Um dos marinheiros mais famosos da história da animação, por mais que possua uma natureza completamente cartunista — tal como outras grandes figuras das animações, como o Perna-Longa ou o Pica-Pau —, Popeye também se inspira em uma pessoa real, mesmo que vagamente.
Segundo um artigo publicado no We Are the Mighty, o marinheiro Popeye, criado em 1919 pelo quadrinista E. C. Segar, foi baseado em Frank Fiegel, um barman caolho da cidade natal do criador, Chester, que, segundo relatos, nunca recusava uma briga.
Uma diferença crucial entre ele e o personagem animado é que, em vez de espinafre, ele costumava ingerir bebidas alcoólicas para desenvolver sua "super força".
Um dos maiores clássicos do terror, 'Psicose' foi lançado em 1960 e, dirigido por Alfred Hitchcock, inspirou-se no livro de mesmo nome, publicado no ano anterior e escrito por Robert Bloch.
Na trama, descobrimos que o proprietário do Bates Motel, Norman Bates, era o derradeiro assassino, assumindo o alter-ego de sua mãe enquanto cometia atrocidades.
Acontece que Robert Bloch se inspirou em uma pessoa tão chocante quanto para criar o vilão: o serial killer Ed Gein. Assim como Norman Bates, Gein viveu com uma mãe abusiva, fazendo dele um homem profundamente perturbado.
O maior detetive de todos os tempos, Sherlock Holmes é conhecido por histórias onde mostra suas habilidades investigativas. Porém, mesmo que possua uma inteligência extraordinária, o personagem criado por Arthur Conan Doyle possui uma inspiração real: o médico-cirurgião escocês Joseph Bell.
Segundo o Screen Rant, Doyle conheceu Bell em 1877, quando ele era cirurgião da Enfermaria Real de Edimburgo, e ficou impressionado com uma demonstração de sua capacidade de descobrir as ocupações de seus alunos a partir de detalhes, como aparência e maneirismos.
Ele não era tão habilidoso quanto o detetive da ficção, mas certamente causou impressão forte o suficiente em Doyle para que servisse de inspiração para seu personagem.
+ A revolta causada pela morte de Sherlock Holmes
Outro vilão famoso e amedrontador dos filmes de terror, o assassino canibal Dr. Hannibal Lecter (interpretado por Anthony Hopkins), de 'O Silêncio dos Inocentes' — e dos romances de Thomas Harris — também se inspira em uma figura da vida real, com uma história tão sombria quanto: o cirurgião mexicano Alfredo Ballí Treviño.
Um jovem e respeitado médico que tinha o próprio consultório no bairro de Talleres, em Monterrey, Treviño tinha 28 anos quando tomou uma atitude chocante.
Em 8 de outubro de 1959, assassinou um homem chamado Jesús Castillo Rangel. Ele foi condenado pelo crime — e outros dos quais foi acusado — em 1981, e sentenciado a 20 anos de prisão. Porém, vale mencionar que Hannibal Lecter também possui breve inspiração em outros assassinos famosos, como Ted Bundy e Ed Kemper.