O ex-presidente dos EUA Donald Trump teria elogiado os generais de Adolf Hitler por sua lealdade durante uma conversa privada na Casa Branca
O ex-presidente dos EUA Donald Trump teria elogiado os generais de Adolf Hitler por sua lealdade, afirmando que gostaria que os militares americanos demonstrassem o mesmo respeito.
A declaração, feita durante uma conversa privada na Casa Branca quando ele era presidente, foi relatada em uma matéria da revista The Atlantic, publicada nesta terça-feira, 22.
Trump teria dito: "Preciso do tipo de generais que Hitler teve. Pessoas que eram totalmente leais a ele, que seguiam ordens". Nos Estados Unidos, porém, os militares juram lealdade à Constituição, e não ao presidente.
Além disso, segundo o The Atlantic, no livro “The Divider: Trump in the White House”, publicado em 2022 pelos repórteres Peter Baker e Susan Glasser, foi relatado que Trump questionou o seu então chefe de gabinete, John Kelly, por que ele não era como "os generais alemães".
Ele teria respondido: "Você quer dizer os generais de Bismarck?". O ex-presidente então teria afirmado que se referia aos generais de Hitler. Kelly teria explicado a ele que muitos desses oficiais, como Erwin Rommel, foram forçados a cometer suicídio após conspirarem contra o ditador nazista.
Em resposta, Alex Pfeiffer, atual conselheiro de Trump, negou as alegações feitas pela revista, classificando-as como "absolutamente falsas".
Leia também:O Aprendiz: Veja os pontos polêmicos no filme que irritou Trump