Baseada na trajetória de Jesus Cristo e seus discípulos, a nova temporada da série The Chosen vai retratar a Semana Santa
Baseada na vida de Jesus Cristo e seus discípulos, "The Chosen" conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo com uma abordagem única e focada na humanização dos personagens bíblicos.
Isso porque a série não segue a narrativa rígida das escrituras e investe numa história íntima, explorando os dilemas e as relações pessoais dos envolvidos.
Após quatro temporadas de sucesso, a produção se prepara uma nova leva de episódios que vão retratar um dos momentos mais emblemáticos trajetória de Jesus Cristo: a Semana Santa.
Enquanto o povo de Israel acolhe Jesus como rei, seus discípulos aguardam ansiosamente a coroação. No entanto, em vez de confrontar Roma, Jesus vira as mesas durante o festival religioso judaico, desafiando as autoridades.
Sua ação, entretanto, provoca uma reação forte dos líderes religiosos e políticos, que veem seu poder ameaçado. Ameaçados, eles decidem fazer o que for possível para garantir que seja a última ceia de Jesus.
Os dois primeiros episódios de "The Chosen: Última Ceia" (Temporada 5) serão exibidos nos cinemas brasileiros a partir de 10 de abril. Enquanto isso, você pode conferir curiosidades sobre a nova temporada:
Para as gravações da nova temporada, os envolvidos construíram os maiores sets, o que inclui um novo estúdio para abrigar a casa de Caifás e o famoso Jardim do Getsêmani.
Além disso, nos primeiros 17 dias de gravações, "The Chosen" contou com 600 figurantes por dia, vindos de outros países. Os episódios foram filmados em Goshen, Utah. Depois, as gravações foram realizadas em Midlothian, Texas.
Embora as temporadas anteriores tenham retratado diferentes anos da vida de Jesus, os novos episódios se baseiam apenas na Semana Santa, retratando os eventos que levam a crucificação de Jesus Cristo (Sexta-Feira Santa) e à ressurreição (Domingo de Páscoa).
Nos primeiros episódios, Jesus (Jonathan Roumie) entra na cidade Sagrada como rei, entretanto, se revolta ao saber que a casa de seu Pai foi tomada pela corrupção. Ao mesmo tempo, o Sumo Sacerdote judeu (Richard Fancy) conspira contra o suposto Messias.
A "Última Ceia" foi eternizada na pintura feita por Leonardo da Vinci entre 1494 e1498, retratando a última ceia de Jesus Cristo com os seus discípulos. Do fiel ao ateu: todos consideram o trabalho fascinante. Como resultado, muitos podem imaginar que Dallas Jenkins, diretor da série, se inspirou na tela histórica.
Em entrevista ao site Aventuras na História, Dallas disse que ama a pintura em questão, entretanto, alega que a obra não é fiel aos acontecimentos da Semana Santa.
"Eu amo a pintura de Da Vinci. É muito emocional e evocativa. Mas a série é muito diferente. O quadro não é judaico, [nele] os apóstolos comem pão de lavanda e os personagens são brancos. 'The Chosen' nos mostra que essas são pessoas reais, não apenas fruto de uma pintura. E a obra está muito longe de honrar a memória judia, pois não representa como a ceia deveria ter sido de fato", afirmou Jenkins.
Também durante a conversa, Dallas revelou que o apóstolo Mateus sofrerá um revés na nova temporada de "The Chosen".
"Na quinta temporada, entretanto, ele começa a se sentir confuso, então, vai até Jesus e desabafa: 'Eu não entendo o que você está fazendo nem o que está dizendo, parece contraditório', ao que Cristo responde: 'Você busca entendimento', e Mateus rebate: 'Não. Eu busco você'. Jesus conclui: 'Então, você entende'".
Nome marcante na série e na nova temporada, Judas (interpretado por Luke Dimyan) ficou eternizado como o traidor de Jesus. Como resultado, Jenkins revelou ao The Direct que existem cenas de "partir o coração"na nova leva de episódios.
"Quem foi que Judas abordou especificamente primeiro? Os romanos? Os líderes religiosos? Como isso aconteceu, e como aconteceu no subterrâneo? Como aconteceu sem que os discípulos soubessem?", questiona Dallas. "A representação disso na 5ª temporada é emocionante e de partir o coração", destacou ele. "Como retratamos cenas entre Jesus e Judas quando Jesus sabe o que está por vir. Foi realmente fascinante retratar".