Aquela seria a viagem da vida do piloto. Ele não apenas teria sua fama de volta, como também reconquistaria o coração de sua amada — mas nada saiu como planejado
Caro leitor, no último sábado, o site Aventuras na História publicou uma matéria sobre o insano caso de amor entre a australiana Jessie Miller e o aviador Bill Lancaster. A morte do jovem, todavia, foi tão insana, que tal saga também merece ser contada.
Acontece que, como qualquer bom aventureiro, Bill não se contentava com o rumo que sua vida estava levando. Após muitas turbulências — quase todas relacionadas ao seu amor proibido por Jessie —, ele decidiu que estamparia as manchetes mais uma vez.
Assim, embarcou em uma aventura sem volta que, durante décadas, permaneceu um mistério. Durante a viagem, que era para trazer mais um recorde para o piloto, ele desapareceu por completo, até que algo muito esquisito aconteceu.
Trem descarrilhado
A vida de Bill começou a sair da rota programada durante uma noite de bebedeira na casa de Jessie. Naquela época, a bela jovem já não era mais sua amante — ela teria se cansado de esperar pelo piloto e, então, casou-se com o escritor Haden Clarke.
Embora estivesse apaixonado pela australiana, Bill decidiu que não iria interferir no relacionamento da garota. Dessa forma, ele virou um dos melhores amigos do casal. Em uma noite, no entanto, tal amizade acabou de uma forma trágica.
Antes de se deitar, Jessie, que também pilotava aeronaves, chegou a escutar os amigos conversando em um diálogo animado. No meio de seu sono, entretanto, ela foi acordada por um Bill alarmado. Segundo ele, Haden teria se matado com um tiro.
Julgamento do século
Não demorou até que a morte de Haden fosse tratada como um homicídio. E o principal suspeito, é claro, era o amante ciumento de Jessie. Nesse sentido, Bill foi acusado e preso pelo suposto assassinato, sem que muitas provas fossem adicionadas ao caso.
Ainda que muitas pessoas realmente identificassem o piloto como culpado, elas acreditavam que Haden recebeu aquilo que merecia. Ele, afinal, era um charlatão: ainda que trabalhasse na biografia de Jessie ao lado da jovem, ele sequer era um escritor.
Querido pela sociedade ou não, a morte de Haden tinha de ser investigada e Bill era o alvo de todas as acusações. Na época, o caso foi tratado como um verdadeiro espetáculo e o julgamento do piloto foi definido como “o mais sensacional da história da Flórida”.
De volta para Londres
Em agosto de 1932, então, Bill se colocou na frente do júri que iria decidir seu futuro. Para a felicidade de Jessie, que sempre acreditou na inocência do ex-amante, ele foi liberado de todas as acusações e pôde voltar para casa.
Mesmo que separados, os dois decidiram retornar para a Inglaterra. Todos aqueles problemas e conflitos foram o suficiente para os jovens, que já não aguentavam mais tanta turbulência emocional. Bill, inclusive, tinha uma esposa e filhos lhe esperando.
Nessa época, enquanto que, para Jessie, a vida de aventureira tivesse ficado no passado, para Bill o retornou aos aviões era a sua passagem de volta ao estrelato. Já dono de um recorde mundial — que conquistou ao lado da amante —, ele queria mais.
Última jornada
A fim reconquistar tanto o amor de Jessie, quanto sua fama de piloto que pode tudo, Bill decidiu embarcar em uma viagem mal planejada. Em abril de 1933, ele embarcou em seu avião bimotor e decolou de Londres em direção a Cape Town, na África do Sul.
Nesse meio tempo, Jessie seguiu sua vida e se casou pela terceira vez, agora com o piloto John Pugh. Assim, tudo parecia estar voltando ao normal quando, de repente, uma notícia abalou o mundo da aviação: Bill teria desaparecido no Saara.
Jessie procurou pelo ex-amante durante anos, mas nunca encontrou uma pista sequer sobre o paradeiro do excepcional piloto. A quilômetros de distância de Londres, perdido no Saara, Bill não sabia o que fazer. Ele estava sozinho, sem comida ou comunicação.
Trinta anos esquecido
Três décadas se passaram até que um pelotão militar francês encontrou o famigerado bimotor de Bill, em fevereiro de 1962. Ao lado do avião, o corpo intocado do piloto foi castigado pelo clima quente do deserto e sua pele parecia um papel translúcido.
Logo acima da sobrancelha direita, uma cicatriz indicava que Bill se machucou durante queda do avião. Ao lado do corpo quase mumificado, cheio de areia, um envelope impermeável protegeu o pertence mais valioso do piloto: seu diário de bordo.
“Minha água vai acabar hoje”, escreveu Bill, no último dos oito dias que passou sozinho no deserto. Entre as muitas frases melancólicas, o diário ainda guardava os sentimentos apaixonados e descontentes de um homem que tentou reconquistar sua amada com a viagem que, na verdade, acabou com sua vida.
+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:
The Flying Adventures of Jessie Keith "Chubbie" Miller (Edição em Inglês), de ChrystopherJ. Spicer (2017) - https://amzn.to/31ElclP
Bill Lancaster: The Final Verdict (Edição em Inglês), de Ralph Barker (2016) - https://amzn.to/2Tkh7yF
The Lost Pilots (Edição em Inglês), de Corey Mead (2018) - https://amzn.to/37Chzkk
Plane Crash (Edição em Inglês), de George Bibel e Captain Robert Hedges (2018) - https://amzn.to/31xWELe
Detetives da aviação, de Christine Negroni (2017) - https://amzn.to/34nn1oR
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W