‘Colônia Dignidade: Uma Seita Nazista no Chile’, estreou na plataforma de streaming essa semana
Com a derrocada na Segunda Guerra Mundial, diversos nazistas fugiram da Alemanha para escaparem de serem julgadas por seus crimes cometidos durante o conflito.
O destino de muitos aliados do Terceiro Reich foi a América do Sul, que abrigou uma grande quantidade de nazis. No Brasil, por exemplo, um dos casos mais famosos que temos é do médico Josef Mengele, o Anjo da Morte, que só teve seu túmulo descoberto seis anos após sua morte, conforme recorda matéria publicada pela equipe do site do Aventuras na História.
Além do solo tupiniquim, os foragidos alemães se instalaram por diversos outros países do continente, como a Argentina e o Chile. A segunda nação, inclusive, é foco de um novo documentário da Netflix que estreou nos últimos dias: ‘Colônia Dignidade: Uma Seita Nazista no Chile’.
“Uma colônia de alemães cristãos comandada por um líder carismático e manipulador se estabelece no Chile e torna cúmplice da ditadura do país”, descreve a sinopse da produção.
Dividido em seis episódios, ‘Colônia Dignidade: Uma Seita Nazista no Chile’ relata a trajetória de um grupo nazista que se instalou em Maule, ao Sul de Santiago, em 1961. Por lá, foram responsáveis pela expansão de uma colônia agrícola e um colégio interno para crianças de famílias sem recursos.
Entretanto, a face oculta da benevolência escondia um líder com comportamentos execráveis. Dignidade se tornou, também, um posto aliado da ditadura de Augusto Pinochet. Veja o trailer!