O imunizante foi aprovado pela Administração Nacional de Produtos Médicos da China
Nesta segunda-feira, 5, foi aprovada por autoridades sanitárias da China a primeira vacina nasal do mundo contra o coronavírus Sars-CoV-2, vírus causador da covid-19, intitulada de Convidecia.
O imunizante é produzido pela farmacêutica CanSino Biologics e foi autorizado para uso pela Administração Nacional de Produtos Médicos chinesa.
A ideia é utilizar essa vacina como dose de reforço para aquele que já tenham concluído o esquema vacinal. A aplicação do imunizante será diferente, dispensando agulhas, já que poderá ser feita através de um spray nasal.
Já foi homologada pela Organização Mundia da Saúde (OMS) a versão intramuscular do imunizante para uso emergencial, que tem eficácia de 64% contra casos sintomáticos da covid-19. Contra infecções graves, o spray tem 92% de eficácia.
O imunizante, segundo o portal Opera Mundi, usa um adenovírus modificado para apresentar ao sistema imunológico a proteína spike, que serve como uma espécie de coroa de espinhos que reveste o Sars-CoV-2, tudo isso com uma dose única.