Kane Tanaka celebrou o aniversário em um lar de idosos no Japão e diz que quer prolongar o recorde por mais um ano
A japonesa Kane Tanaka foi declarada a pessoa mais velha do mundo em 2019. Agora, quase três anos depois, a idosa celebra o seu 119º aniversário no último domingo, 2, em um lar de idosos de Fukuoka, sudoeste do Japão.
O recorde absoluto da idade japonesa foi dado a Tanaka em setembro de 2020 quando ela completou 117 anos e 261 dias, mesmo que o Guinness Book of Records já tivesse reconhecido seu status em março de 2019, aos 116 anos.
Embora já tenha vivido guerras mundiais e cinco eras imperiais diferentes no Japão, a idosa afirma que seu principal objetivo é prolongar o recorde de pessoa mais velha do mundo por mais um ano, segundo a agência de notícias Kyodo.
Ela nasceu em 1903 e faz parte de um grupo de centenários japoneses que vem crescendo cada vez mais com o envelhecimento da população. Segundo uma estimativa do Ministério da Saúde do país de setembro, havia 86.510 pessoas com 100 anos ou mais.
Em decorrência da pandemia de covid-19, a comemoração do aniversário de Kane teve que ser feita apenas com as pessoas da casa de saúde onde ela mora, mas a família disse que gostaria de parabenizá-la pessoalmente o mais breve possível.
Eiji, um de seus netos, que tem 62 anos, afirmou, repercutido pelo jornal britânico The Guardian: “Espero que ela permaneça saudável e se divirta todos os dias à medida que envelhece”.
++Saiba mais sobre Kane Tanaka por meio desta reportagem do Aventuras na História.