A atriz principal e o diretor da produção passaram 12 dias no espaço para gravar cenas
Na Rússia, estreia nos cinemas nesta quinta-feira o filme ‘O Desafio’ (Вызов), que é o primeiro longa a ser gravado no espaço. Ele é considerado uma vitória sobre um projeto rival de Hollywood, que seria estrelado pelo astro Tom Cruise.
Cruise disse em 2020 que teria planos de viajar para a Estação Espacial Internacional (ISS) para filmar um longa em colaboração com a Nasa e a famosa empresa SpaceX, empresa de Elon Musk. No entanto, de acordo com o site europeu Politico, não existem indícios desse filme.
Mas a Rússia foi mais rápida e produziu ‘O Desafio’, com direção do ator e produtor Klim Shipenko e com a produção de vários outros nomes da nação como Konstantin Ernst, Sergey Titinkov, entre outros, segundo o portal Galileu.
A trama contará a história da cirurgiã torácica Evgenia Belyaeva, interpretada pela atriz Yulia Peresild, que teve apenas um mês de preparo para viajar até a ISS, onde foi chamada para operar um cosmonauta ferido, como informado pela produtora e distribuidora Central Partnership.
Para o filme ser realizado, Peresild e Shipenko passaram por um treinamento que durou quatro meses, antes de irem, dentro de uma nave Soyuz, para o espaço, acompanhados por um cosmonauta, em 2021. A cápsula que trouxe o diretor e a atriz de volta ao planeta Terra foi exposta em Moscou, no centro.
Ambos ficaram 12 dias na ISS, que foi o período que gravaram cenas no módulo russo do laboratório, que ainda contaram com aparições de três cosmonautas diferentes. Shipenko, que foi o responsável pela iluminação, som e câmera no espaço, conseguiu registrar 30 horas de filmagem, sendo 50 minutos usados na versão final.