Cynara fazia parte, junto de suas irmãs, de um grupo vocal que teve nome sugerido por Vinicius de Moraes
Cynara, uma das integrantes do Quarteto em Cy,morreu nesta terça-feira, 11, aos 78 anos, no Rio de Janeiro, falecendo devido a uma insuficiência respiratória. Segundo a Folha de São Paulo, a família da artista ainda não divulgou informações sobre o velório.
O Quarteto em Cy foi um grupo vocal clássico da bossa nova, formado em 1964 pelas irmãs Cynara, Cybele, Cyva e Cylene. O nome da banda, que simultaneamente faz referência à nota musical "si" e ao início do nome de suas participantes, foi sugestão de Vinicius de Moraes.
Cynara havia passado por uma cirurgia após quebrar o fêmur em uma queda na semana passada. Ela estava internada no hospital Prontocor da Tijuca com pneumonia, e era tratada para complicações na recuperação do procedimento que realizou depois da fratura.
Ibirataia, na Bahia, foi onde nasceu Cynara, que se mudou ainda jovem para o Rio de Janeiroprocurandofazer carreira no ramo musical ao lado de suas irmãs. O quarteto se apresentou ao lado de Vinicius de Moraes e ainda gravou músicas dele, de Dorival Caymmi, Chico Buarque, Baden Powell e outros grandes nomes da bossa nova, incluindo Tom Jobim.
Além do Quarteto em Cy, a cantora também se apresentou em dupla com sua irmã,Cybele, com quem conquistou o terceiro lugar no Festival Internacional da Canção (FIC) da TV Globo em 1967 e alcançou o primeiro lugar da mesma competição em 1968, defendendo a canção "Sábia", de Chico Buarque e Tom Jobim.
O grupo vocal do qual fazia parte postou uma homenagem à cantora no Instagram. Confira abaixo:
Ver essa foto no Instagram