Com estrelas e homenageando a Segunda Guerra Mundial, o monumento contou com uma megaoperação de demolição
Um antigo coliseu considerado marco da era soviética na Letônia, erguido em 1985 e formando estrelas em sua ponta, começou a ser demolido na manhã desta quinta-feira, 25, em uma operação realizada com guindastes e outros instrumentos de construção civil na capital do país, Riga.
O monumento era considerado um memorial da Segunda Guerra Mundial, totalizando 79 metros de altura e sendo um dos pontos de encontro para apoiadores do Kremilin no país. A Letônia, apesar de compor a OTAN, manifesta apoio a Rússia desde o início do conturbado confronto contra a Ucrânia.
A decisão para derrubá-lo, no entanto, visava o fim ao culto soviético, visto que o país passou a ter sua autonomia após o fim da URSS, em 1991. Dessa forma, o Parlamento votou a favor da remoção de todas as estátuas, placas e relevos de tal época, estimando concluir as remoções até novembro.
Se engana quem acredita que a medida foi aceita em totalidade pela comunidade local; uma série de manifestantes de etnia russa, que corresponde a 30% da população da Letônia, foram ao local e protestaram contra a demolição. Contudo, o grupo não conseguiu acessá-la fisicamente, visto que a área ao entorno, com uma praça estava interditada.