Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Mizael Bispo é banido da OAB 13 anos depois de matar Mércia Nakashima

O ex-PM foi condenado a mais de 20 anos de prisão por ter matado sua ex-namorada em 2010

Redação Publicado em 03/05/2023, às 13h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mizael Bispo sendo interrogado - Reprodução/Vídeo/YouTube/Delegado Olim
Mizael Bispo sendo interrogado - Reprodução/Vídeo/YouTube/Delegado Olim

Mizael Bispo foi excluído do quadro de associados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 13 anos depois de assassinar sua ex-namorada, Mércia Nakashima, no ano de 2010. A decisão do órgão faz com que ele perca o seu direito de trabalhar como advogado de maneira definitiva.

O ex-policial militar foi condenado a cumprir mais de 20 anos de prisão pelo assassinato da advogada Mércia. Segundo o g1, em abril de 2022, Mizael Bispo também foi expulso da Polícia Militar, perdendo a patente de cabo mediante decisão do Ministério Público. 

Devido à saída forçada da PM, Mizael precisou devolver as medalhas que recebeu ao longo de seu tempo como cabo e perdeu as autorizações que ele tinha para usar armas, que também já haviam sido impedidas em uma decisão anterior da Justiça.

Apesar dessa expulsão, ele continua recebendo aposentadoria como cabo da PM, pois cometeu o crime depois de já ter sido aposentado por invalidez.

O crime

Mizael Bispo está cumprindo uma pena de 21 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto, na Penitenciária 2 de Tremembé, cidade do interior do estado de São Paulo.

No dia 10 de junho de 2010, o carro de Mércia foi encontrado submerso numa represa em Nazaré Paulista pela Polícia Civil. No dia seguinte, o corpo da advogada de 28 anos foi encontrado. Ela estava desaparecida desde 23 de maio do mesmo ano. Embora tenha sido baleada, sua causa de morte foi afogamento.

A conclusão do Ministério Público e da polícia foi de que Mizael a matou por ciúmes e por vingança, já que ela não queria voltar a namorar ele. Bispo foi auxiliado no crime pelo vigia Evandro Bezerra Silva, que ajudou o assassino a sair do local e foi cúmplice do crime. De acordo com o g1, a dupla sempre negou os atos e se afirmou inocente.