Conheça 4 grandes músicas que se inspiraram em crimes e histórias reais para elaborar suas letras
Rafaela Bertolini, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 05/12/2022, às 15h10 - Atualizado em 03/05/2023, às 13h16
Muitos artistas e bandas se inspiram em histórias reais para elaborarem as letras de suas músicas, sejam elas histórias pessoais ou que ocorreram com outras pessoas. Por isso, diversas músicas também já foram criadas a partir de acontecimentos que se tornaram muito famosos ao redor do mundo.
A Aventuras na História selecionou quatro músicas de sucesso que foram baseadas em crimes reais para você conhecer a história por trás delas. Olha só:
Incluida no álbum "Talking Heads: 77", Psycho Killer é uma das músicas mais famosas da banda nova iorquina do movimento punk e new wave dos anos 70. O que poucos sabem é que o título "assassino psicopata" não está ali por acaso. Segundo o site Letras, a música foi supostamente inspirada em um crime real dos Estados Unidos, onde uma mulher que morava sozinha em uma casa interiorana com seus dois filhos recebia ligações diárias onde uma voz proferia "Fa fa fa fa fa " e desligava logo em seguida.
Após se queixar com a polícia, as autoridades passaram a rastrear as ligações da casa. No entanto, em uma noite onde a tal "voz" fez a ligação, a polícia rastreou a ligação como vinda de dentro da casa e pediu para que a que a mulher fugisse da residência. Quando ela foi buscar os seus filhos no quarto, as crianças foram encontradas enforcadas. A mulher supostamente mudou-se para a França após o assassinato, o que poderia explicar as sentenças em francês na música.
Apesar de Pumped Up Kicks ser uma música bem apreciada pelo público jovem, suas batidas contagiantes mascaram uma história brutal que aconteceu na cidade de Columbine, no estado do Colorado nos Estados Unidos. A música do álbum "Torches" (2011) da banda indie pop Foster The People basea-se no massacre de 1999 na Columbine High School, onde 2 estudantes realizaram um tiroteio em massa em sua escola, terminando o dia com 15 vítimas, incluindo os 2 assassinos.
Sendo essa uma das músicas mais conhecidas da banda irlandesa de post punk, U2, o terceiro single do álbum "War" de (1983) é lembrado por suas batidas militaristas e pela história por trás da letra. Sunday Bloody Sunday foi baseado no Domingo Sangrento em Derry, na Irlanda. Ocorrido no dia 30 de janeiro de 1972, o assassinato em massa aconteceu devido à manifestações católicas contra a dominação do Reino Unido, na sua maioria protestante, na Irlanda, onde a população é predominantemente católica. Assim, os manifestantes católicos pediam pelo fim da descriminação em seu país. O exército britânico, no entanto, contra-atacou os manifestantes ao abrir fogo, o que resultou em 14 mortes e mais de 15 feridos.
Utilizando o Diabo como personagem e narrador principal da música, a banda The Rolling Stones lançou Sympathy For The Devil no álbum "Beggars Banquet" para traçar uma história do mundo até o lançamento da canção através da perspectiva da maldade e das tragédias que já haviam acontecido. Em sua letra, a banda cita a história de Jesus Cristo, a Revolução Russa, a tática de Blitzkrieg na Segunda Guerra Mundial, as guerras religiosas na Europa, os assassinatos de John F. Kennedy e Robert Kennedy, entre outras referências.