O depósito de cinzas em atrações da Disney é bem mais comum do que você possa imaginar
Ao longo de vários anos, circulou pela internet uma curiosa lenda urbana envolvendo os famosos parques norte-americanos Disneylândia e Disney World.
Segundo a narrativa, muitas pessoas espalhariam cinzas de seus entes queridos pelas atrações a fim de proporcionar-lhes um último momento de diversão junto aos familiares.
A história foi confirmada no ano de 2018, quando o Wall Street Journal publicou uma matéria abordando o tema.
Ao que parece, esses casos são bem mais comuns do que você possa imaginar, até porque, conforme afirmaram ao jornal alguns funcionários dos parques, é preciso lidar mensalmente com situações como essa.
Eles têm até mesmo um código especial, o “limpeza HEPA”, para quando necessitam realizar uma operação especial. A sigla se refere a um tipo especial de filtro que pode ser utilizado para sugar partículas muito finas, como é o caso das cinzas humanas.
Até mesmo guardas dos parques disseram à fonte que chegaram a participar da limpeza de restos humanos, e isso em diferentes ocasiões. Segundo eles, fazia parte de seu trabalho identificar e aspirar cinzas no lugar.
A matéria apontou ainda que as cinzas humanas são comumente espalhadas em canteiros de flores, arbustos e gramados do Magic Kingdom. Elas também são jogadas em atrações como o Piratas do Caribe e também no fosso que fica debaixo dos elefantes do brinquedo do Dumbo.
Na maior parte das vezes, no entanto, o local escolhido pelos visitantes é a Mansão Assombrada, uma construção antiga e repleta de fantasmas imaginários. “A Mansão Assombrada provavelmente tem tanta cinza humana que nem é engraçado”, declarou um guarda da Disneylândia.
De acordo com algumas famílias entrevistadas pelo jornal, jogar cinzas nos parques da Disney não é uma tarefa muito difícil. Segundo elas, o primeiro passo é colocar os restos humanos em algum recipiente, como frascos de comprimidos, sacos plásticos ou, até mesmo, estojos de maquiagem.
Tendo onde armazenar as cinzas, é preciso escolher onde deixar os restos e torcer para não ser visto pelos funcionários. Caso isso aconteça, eles irão simplesmente limpar o local utilizando seus aspiradores de pó.
Como ressaltou uma porta-voz da Disney ao Wall Street Journal, “esse tipo de comportamento é estritamente proibido e ilegal”, de modo que “os visitantes que tentarem fazer isso serão escoltados para fora do parque.”