A nova temporada de 'Monstos', na Netflix, sobre os irmãos Menendez gera polêmica ao retratar uma situação em que eles negam veementemente
A nova temporada da série 'Monstros', de Ryan Murphy, que se concentra no caso dos irmãos Menendez, tem gerado controvérsia desde seu lançamento.
A mais recente polêmica surgiu com as críticas de Erik Menendez, que acusa a série de "representação desonesta" e de ter "levado verdades dolorosas vários passos para trás".
Tammi Menendez, esposa do Menendez, publicou a sincera opinião do marido sobre a produção através de uma publicação nas redes sociais.
“Eu acreditava que tínhamos superado as mentiras e as representações malvadas, que criaram uma caricatura de Lyle enraizada em mentiras horríveis e descaradas espalhadas pela série. Só posso acreditar que elas foram feitas de propósito. É com o coração pesado que digo, acredito que [o criador] Ryan Murphy não pode ser tão ingênuo e impreciso sobre os fatos de nossas vidas para fazer isso sem má intenção", começou Erik na declaração.
Para Erik, a maneira como a série representou os eventos é 'desonesta'. Ele explica que é como levar verdades dolorosas "vários passos para trás".
“É triste para mim saber que a representação desonesta da Netflix sobre as tragédias que cercam nossos crimes levou as verdades dolorosas vários passos para trás – de volta no tempo para uma época em que a promotoria construiu uma narrativa baseada em um sistema de crenças de que os homens não eram abusados sexualmente e que os homens vivenciavam o trauma do estupro de forma diferente das mulheres", afirmou ele.
A série sugere a existência de um relacionamento incestuoso entre Lyle e ErikMenendez, um boato. Como resultado, os familiares dos irmãos desaprovaram a produção através do perfil do Menendez mais velho no Facebook.
"Então, esses "escritores/criadores" levantaram de manhã, comeram seus flocos de milho e foram para um escritório onde decidiram mentir sobre sobreviventes de estupro que sofreram todos os dias de suas vidas. Os profissionais fizeram isso por dinheiro. Que irônico", afirma a declaração. "Nunca se esqueça: havia mais evidências de abuso no primeiro julgamento do que na maioria dos processos bem-sucedidos por abuso infantil".
Os familiares também afirmam que a sugestão de que os rapazes se relacionavam é "pura maldade".
"Espalhar para o mundo a noção absurda de que os irmãos eram amantes é o cúmulo da pura maldade. 'Que conveniente que a nova evidência nunca tenha sido apresentada! A verdade é que não tenho ideia do que acabei de assistir porque não tem nenhuma semelhança com a realidade ou com os seres humanos que conheço", continua o comunicado.
No começo da série, os irmãos chamam atenção ao dançarem de maneira sugestiva em uma festa, chocando aqueles que estão presentes.
Já em outro momento, o jornalista Dominick Dunne, que cobre o caso, afirma que o crime teria sido motivado pela descoberta do caso incestuoso pela mãe dos rapazes.
Os irmãos foram condenados pelo assassinato de seus pais, alegando que foram abusados por eles. A série de Murphy, ao introduzir elementos ficcionais, como o relacionamento incestuoso, reabre antigas feridas.
É importante ressaltar que a série 'Montros - Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais' é uma obra de ficção, baseada em fatos, mas com liberdade para criar narrativas e personagens.