Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ditadura Militar

Instituto Vladimir Herzog debate 60 anos do golpe militar e lutas democráticas

Evento será realizado no Centro Universitário Maria Antônia, em São Paulo, e contará com ativistas e acadêmicos para discutir os impactos da ditadura

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 03/04/2025, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vladimir Herzog, jornalista morto na ditadura militar - Divulgação / Instituto Vladimir Herzog
Vladimir Herzog, jornalista morto na ditadura militar - Divulgação / Instituto Vladimir Herzog

Para marcar os 60 anos do golpe militar de 1964 e os 10 anos da entrega dos relatórios finais da Comissão Nacional da Verdade (CNV), o Instituto Vladimir Herzog promoverá, no próximo dia 4 de abril, o seminário "Memória dos 60 anos do golpe e lutas democráticas da sociedade civil".

O evento será realizado no Centro Universitário Maria Antônia, em São Paulo, e contará com especialistas, ativistas e acadêmicos para discutir os impactos da ditadura na atualidade e os desafios da democracia brasileira.

A iniciativa, que tem apoio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo e do Centro Maria Antônia, acontecerá das 10h30 às 17h45 e é aberta ao público mediante inscrição prévia. O encontro visa fomentar o debate sobre a memória histórica, a justiça de transição e as lutas contemporâneas pela democracia e pelos direitos humanos.

Programação

O seminário será dividido em três mesas de debate:

Mesa 1: Democracia sem Justiça de Transição? A Comissão Nacional da Verdade e os 60 anos do golpe (10h45 - 12h15). Palestrantes: Rosa Cardoso (Comissão Nacional da Verdade) e Lucas Pedretti (historiador - IESP/UERJ). Mediação: Maria Pia (UNB).

Mesa 2: Mulheres que Lutam por Memória, Verdade, Justiça e Reparação (14h - 15h30). Palestrantes: Miriam Duarte (AMPARAR), Cristina Quirino (Movimento de Familiares das Vítimas do Massacre em Paraisópolis) e Marta Costta (ativista e sobrinha de Helenira Resende). Mediação: Aymê Brito (Instituto Azmina).

Mesa 3: Quem Conta Nossas Histórias? Cultura e Memória em Disputa (16h - 17h30). Palestrantes: Marcelo Ridenti (socólogo - Unicamp), Erica Malunguinho (educadora e artista plástica - USP) e Juliana Vicente (cineasta e fundadora do Preta Portê Filme). Mediação: Lorrane Rodrigues (historiadora - IVH).

Segundo os organizadores, o evento busca preservar a memória histórica e estimular a reflexão sobre os impactos da ditadura no Brasil contemporâneo, incluindo os recentes atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A discussão também abordará os avanços e desafios na busca por verdade, justiça e reparação.


Serviço:

Evento: Seminário “Memória dos 60 anos do golpe e lutas democráticas da sociedade civil”.
Data: 4 de abril de 2025
Horário: 10h30 às 17h45 (credenciamento a partir das 9h30)
Local: Centro Universitário Maria Antônia (Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque - São Paulo/SP).
Realização: Instituto Vladimir Herzog, com apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania e do Centro Maria Antônia


Assista abaixo à entrevista de Lorrane Rodrigues, Coordenadora de Memória, Verdade e Justiça do Instituto Vladimir Herzog, concedida à equipe do Aventuras na História!