No referendo, que aconteceu durante as eleições municipais, 84% da população votou contra a mudança mantendo a antiga bandeira
No último domingo, 6, os eleitores de Belo Horizonte rejeitaram, em um referendo, pela mudança do modelo atual da bandeira do município. Após votarem para prefeito e vereador, os cidadãos foram questionados: "Você aprova a mudança da bandeira de Belo Horizonte?"
Com 84% dos votos contrários à mudança, a bandeira oficial, que consiste no brasão da cidade sobre um fundo branco, permanecerá inalterada.
O referendo foi aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) em abril deste ano, permitindo a consulta popular sobre a proposta da nova bandeira.
O desenho proposto, criado pelo designer gráfico Gabriel Figueiredo, viralizou nas redes sociais em novembro de 2022, sendo amplamente discutido desde então. Segundo o designer, a atual bandeira possui elementos irrelevantes para a cidade.
Segundo o G1, apesar de a nova bandeira ter sido aprovada pela Câmara Municipal no ano passado e sancionada em julho deste ano, a mudança precisava de aprovação popular. No entanto, com o resultado do referendo, a cidade optou por manter seu símbolo tradicional.