Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Eleitores de Belo Horizonte vão decidir nova bandeira em outubro

No dia 6 de outubro, os eleitores de Belo Horizonte escolherão não apenas o novo prefeito, mas também uma possível nova bandeira da cidade; entenda!

Luiza Lopes, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 31/07/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nova bandeira de Belo Horizonte proposta pelo designer gráfico Gabriel Figueiredo - Arquivo pessoal/Estado de Minas
Nova bandeira de Belo Horizonte proposta pelo designer gráfico Gabriel Figueiredo - Arquivo pessoal/Estado de Minas

No dia 6 de outubro, os eleitores de Belo Horizonte, Minas Gerais, escolherão não apenas o novo prefeito, mas também decidirão sobre uma possível mudança na bandeira da cidade.

Um referendo perguntará se a cidade deve manter a bandeira atual, com um brasão e fundo branco, ou adotar uma nova proposta criada pelo designer gráfico Gabriel Figueiredo, nascido na capital mineira. 

bandeira
Atual bandeira de Belo Horizonte, Minas Gerais / Crédito: Wikipedia

Nova bandeira

A ideia de mudar a bandeira começou de forma despretensiosa na internet e ganhou força ao longo do tempo, sendo apresentada nas redes sociais em 2022.

Não lembro exatamente como a ideia surgiu, mas vira e mexe ela voltava na minha cabeça e eu meio que ia deixando de lado porque tinha outras prioridades. Aos poucos, a coisa foi se consolidando e ganhando força. Fiz o projeto porque acreditava nele, mas não esperava nem um décimo da repercussão que ele gerou já no primeiro dia — o resto então nem se fala”, contou Gabriel ao UOL.

Após a repercussão quase que instantânea, muitas pessoas se manifestaram para que a prefeitura tornasse aquela a bandeira oficial da cidade. Alguns meses depois, a proposta chegou ao legislativo.

O projeto de lei 483/2023, apresentado pelos vereadores Jorge Santos (Republicanos) e Cleiton Xavier (PMN), sugere alterar a Lei Municipal n.º 11293, mantendo os símbolos oficiais da cidade, mas substituindo o brasão na bandeira por um design com um retângulo dividido diagonalmente entre verde e azul, com um sol amarelo de 16 pontas.

Segundo os parlamentares, a proposta foi inspirada em elementos do brasão atual, como o sol, o céu e a serra, buscando representar a cidade de forma autêntica.

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) aprovou a consulta pública sobre a nova bandeira, que ocorrerá junto com as eleições para prefeito e vereadores, conforme repercute o UOL.