Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Coreia: Fugitivo do norte cruza a pé a fronteira militarizada para o sul

Soldado de alta patente é detido na Coreia do Sul após cruzar zona desmilitarizada; segunda deserção em duas semanas

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 20/08/2024, às 17h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fronteira da Coreia do Norte com Coreia do Sul - Getty Images
Fronteira da Coreia do Norte com Coreia do Sul - Getty Images

Um primeiro-sargento norte-coreano conseguiu fugir para a Coreia do Sul ao cruzar a pé a altamente militarizada fronteira entre as duas Coreias. O incidente, que ocorreu na província de Gangwon, foi confirmado por fontes militares sul-coreanas nesta terça-feira, 20.

Vestindo roupas militares, o desertor foi localizado caminhando ao longo de uma estrada à beira-mar e posteriormente detido pelas autoridades sul-coreanas, que o entregaram às forças competentes para interrogatório.

Este é o segundo caso de deserção pela fronteira terrestre em menos de duas semanas, aumentando as tensões em uma região já marcada por relações diplomáticas deterioradas.

Momento crítico

A desertação acontece em um momento crítico, quando as relações entre as duas Coreias estão em um dos piores patamares dos últimos anos. Segundo 'O Globo', embora o número de deserções tenha diminuído drasticamente durante a pandemia de Covid-19, os casos voltaram a subir após a flexibilização das medidas de controle fronteiriço.