Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Seul afirma que a Coreia do Norte lançou mais balões de lixo à Coreia do Sul

A Coreia do Norte tem intensificado os lançamentos de balões carregados de lixo em direção ao Sul, informou o exército sul-coreano em comunicado

Luiza Lopes, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 12/08/2024, às 10h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Balões enviados à Coreia do Sul em junho deste ano - Divulgação/Ministério da Defesa da Coreia do Sul
Balões enviados à Coreia do Sul em junho deste ano - Divulgação/Ministério da Defesa da Coreia do Sul

A Coreia do Norte tem intensificado os lançamentos de balões carregados de lixo em direção ao Sul, informou o exército sul-coreano neste sábado, 10.

Em comunicado, os Chefes de Estado-Maior Conjunto de Seul alertaram a população para evitar contato com os balões e reportá-los às autoridades. Segundo a AFP, até o momento, não houve registros de feridos ou danos materiais.

Desde maio, milhares desses balões foram enviados pelo Norte, que alega tratar-se de uma retaliação contra balões de propaganda lançados por ativistas sul-coreanos que continham panfletos negativos sobre o regime de Kim Jong-un, e cartões de memória com músicas de K-pop.

Tensão na fronteira

Esse movimento ocorre em um contexto de relações extremamente deterioradas entre as duas Coreias

Os países são separados por uma zona desmilitarizada de quatro quilômetros, estabelecida por um comando da ONU liderado pelos Estados Unidos ao final da Guerra da Coreia em 1953. Embora os combates tenham cessado com um armistício, um tratado de paz efetivo nunca foi assinado, segundo o Globo.

No mês passado, balões norte-coreanos chegaram até a sede presidencial em Seul, levando o governo a mobilizar equipes de resposta química, conforme relatado pela AFP.

Em resposta, a Coreia do Sul retomou transmissões de propaganda na fronteira, suspendeu um acordo militar de redução de tensões e reiniciou exercícios de tiro real em algumas áreas.