Assim que a aeronave for removida, as autoridades ambientais deverão realizar uma avaliação de danos na região; o caso aconteceu no último dia 20
No último dia 20, um avião da Marinha dos Estados Unidos ultrapassou a pista de uma base da Marinha no Havaí, e pousou nas águas da Baía de Kaneohe. Na ocasião, conforme a TV CBS News, nenhuma das nove pessoas a bordo do P-8A Poseidon ficaram feridas.
Agora, o avião da Marinha que caiu em águas de baixa profundidade se encontra apoiado em um recife de corais no Havaí. Em um vídeo da Marinha, é possível ver que a aeronave está com os pneus e o motor esquerdo apoiados em corais e na areia no local que é considerado ambientalmente sensível.
Segundo repercutiu o portal de notícias do UOL, a Marinha informou que são dois os pontos de contato da aeronave com os corais, "o restante está flutuando acima". Vale destacar que a Marinha tentará retirar o avião da água.
Até o momento, já foram retirados da aeronave, para evitar a contaminação das águas, quase 7.500 litros de combustível. Além disso, Mark Anderson, comandante que lidera a unidade de mergulho da Marinha na área, informou que os corais devem ter sido um pouco afetados pelo pouso, embora não parecesse ter "pedaços grandes faltando".
Quando o avião for removido, deverá haver uma avaliação de danos feita pelas autoridades ambientais na região.