Com 84 metros quadrados, mosaico romano encontrado na Turquia surpreende por preservação e representação de animais e elementos naturais da região
Publicado em 30/09/2024, às 10h00 - Atualizado às 21h37
Recentemente, arqueólogos turcos desenterraram no vilarejo de Salkaya, localizado na cidade de Elazığ, na Turquia, um enorme piso mosaico de 84 metros quadrados que impressiona não só por seu tamanho, mas também por seu estado de preservação e o que representa. Segundo os pesquisadores, a obra provavelmente é referente ao Império Romano Tardio ou ao início do Período Bizantino.
O mosaico foi descoberto pelo fazendeiro Mehmet Emin Sualp, durante escavações para plantação de brotos há cerca de um ano, em um campo localizado a 14 quilômetros do centro de Elazığ. Foi durante esse trabalho que a estrutura do mosaico foi parcialmente avistada; e então o fazendeiro contatou autoridades locais, suspeitando se tratar de uma relíquia histórica.
Arqueólogos então investigaram a área, e descobriram que aquele mosaico foi, no passado, parte do piso de um prédio histórico. A escavação completa foi conduzida em parceria entre o Museu de Elazığ e o Ministério de Cultura e Turismo da República da Turquia, conforme repercute o portal de notícias turco IHA News.
+ Relembre o mosaico perdido de Calígula que virou mesa em Nova York
O mosaico chama atenção por contar com uma série de imagens referentes à natureza da região, incluindo animais — como leão, cabra, pato, veado, porco, urso, ganso, leopardo e algumas aves — e até mesmo espécies de plantas típicas do território que hoje corresponde à Turquia.
Vale mencionar que após a dissolução do Império Romano, o Império Romano do Oriente (também chamado de Império Bizantino) estabeleceu-se na região, com capital em Constantinopla, atual Istambul.