Um estudo científico realizado em 2019 no Japão sugere que existe uma cor de roupa que fica mais quente que a preta no verão; entenda!
Um experimento científico realizado no Japão em 2019 encontrou evidências de que roupas de cor preta não são as que absorvem mais calor, uma conclusão diferente do que se acreditava até então.
Para entender a questão, os pesquisadores colocaram nove camisas polo no sol durante cinco minutos. As peças de roupa eram idênticas, de mesmo corte e mesmo material, com a única diferença sendo suas cores.
Após deixar as camisas expostas aos raios solares, a equipe as fotografou com uma câmera termográfica, que são capazes de registrar as diferenças de temperatura em diferentes regiões da imagem que captura.
O resultado obtido seguiu aquilo que os cientistas esperavam em sua maior parte, à exceção da vestimenta que ficou mais quente com o experimento: em vez de ser a preta, na verdade foi a verde-escura, que havia absorvido 87% dos raios infravermelhos que chegaram nela.
Já a preta absorveu 86%, enquanto a branca, que era a mais fresca de todas ao fim do teste, havia absorvido apenas 63%, conforme repercutiu o UOL.
É provável que os resultados variem um pouco dependendo do corante usado para colorir uma peça de roupa, mas após expandir nosso estudo para a luz infravermelha próxima invisível, descobrimos que o verde é bastante próximo do preto. Você poderia dizer que essas duas cores são do mesmo grupo", apontou Toshiaki Ichinose, um dos pesquisadores envolvidos no estudo.
Independentemente da roupa que fica mais quente, porém, a unanimidade é que branco, amarelo, cinza e vermelho são cores bem mais favoráveis para quem quiser se manter fresco em dias de calor.