Tesouro tcheco do século 5, meteoro que caiu no Saara, fóssil de dinossauro chocando ovos, túneis subterrâneos da Idade Média e muito mais!
Uma equipe de pesquisadores divulgou na última semana a descoberta de um tesouro impressionante no vilarejo de Sendražice, na República Tcheca. Artefatos valiosos como uma faca de ferro, quatro fechos de ouro e prata com pedras semipreciosas e um pente de osso foram descobertos em uma tumba que data do século 5 d.C.
Confira a notícia completa aqui.
Uma pesquisa publicada no Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) aponta que o meteoro que caiu no Deserto do Saara, na região da Argélia, em maio do ano passado, é mais velho que a Terra. O Erg Cech 002, como foi chamado, pesa 32 quilos e pertence a um dos primeiros protoplanetas.
Confira a notícia completa aqui.
Pesquisadores descobriram, no município chinês de Ganzhou, um fóssil de dinossauro que viveu entre 145 e 66 milhões de anos atrás. O espécime é peculiar porque o animal foi encontrado chocando seus ovos, que também estavam fossilizados. Sete dos 24 ovos já apresentavam um desenvolvimento avançado.
Confira a notícia completa aqui.
Arqueólogos encontraram dois túneis subterrâneos construídos durante a Idade Média no no Castelo Ducal, na Polônia, que foi erguido durante a Segunda Guerra Mundial. Segundo os especialistas, as estruturas eram usadas para escoamento de água e têm 270 metros de comprimento.
Confira a notícia completa aqui.
Os restos mortais de Emil Joseph Kapaun foram finalmente identificados. O padre auxiliava tropas estadunidenses quando foi capturado e, depois, morto em 23 de maio de 1951, aos 35 anos. Ele foi à óbito em campo de prisioneiros que, atualmente, estaria na Coreia do Norte.
Confira a notícia completa aqui.
Especialistas realizaram um estudo em um tapete de 2,5 mil anos que foi descoberto nas montanhas Altai do Cazaquistão. Segundo o estudo, as cores vibrantes da peça foram mantidas por tantos anos porque ela foi tingida por um método particular: lã de ovelha fermentada.
Confira a notícia completa aqui.
Arqueólogos descobriram um fóssil de titanossauro em perfeitas condições perto de Neuquén, na Patagônia. Eles acreditam que o espécime é o mais antigo indivíduo já encontrado da espécie. O dinossauro viveu há 140 milhões de anos no supercontinente Gondwana.
Confira a notícia completa aqui.
+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:
Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI
Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg
Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD
Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL
História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W