'Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais' não é a primeira representação do crime cometido por Lyle e Erik Menendez, que mataram os pais Jose e Kitty em 1989; confira!
Publicado em 25/09/2024, às 18h00 - Atualizado em 27/09/2024, às 18h33
Na última semana, os assinantes da Netflix presenciaram o lançamento da série 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais', que continua a antologia 'Monstros', que apresenta dramaticamente crimes da vida real que chocaram os Estados Unidos. A primeira temporada foi sobre o serial killer canibal Jeffrey Dahmer, e os novos episódios giram em torno do assassinato de José e Kitty Menendez, em 1989.
Era noite de 20 de agosto de 1989 quando o jovem Lyle Menendez, de apenas 21 anos, ligou desesperado para a emergência da mansão de sua família em Beverly Hills, na Califórnia, dizendo ter encontrado seus pais mortos, baleados diversas vezes. Ele teria acabado de retornar do cinema com seu irmão, Erik, de 18 anos, quando se deparou com a cena.
Porém, o que parecia um crime orquestrado pela máfia, depois revelou-se um assassinato brutal: os responsáveis pela morte de José e Kitty foram Lyle e Erik. Após essa revelação, o júri pensou que a motivação dos irmãos Menendez era o interesse na fortuna da família, mas o caso teve outra reviravolta.
+ Irmãos Menendez: Veja os relatos de Lyle e Erik sobre a noite do crime
Os irmãos assumiram responsabilidade no crime, mas negaram que agiram por interesse. A defesa alegou que se trata de um caso de legítima defesa. Para o choque de todos que acompanhavam o julgamento, eles contaram que seu pai abusava deles emocional, física e sexualmente desde a infância, e eles temiam por suas próprias vidas e integridade.
Mesmo com evidências reforçando a possibilidade de legítima defesa, no fim, o júri ainda condenou Lyle e Erik Menendez à prisão perpétua sem direito à liberdade condicional, e eles seguem detidos até hoje, com 56 e 53 anos, na Penitenciária Correcional Richard J. Donovan.
Desde a década de 1990, o caso da família Menendez é discutido nos Estados Unidos. Por isso, sequer é a primeira vez que essa história é traduzida em séries e filmes. Confira exemplos abaixo:
Lançado em maio de 1994, 'Menendez: A Killing in Beverly Hills' ("Menendez: Um Assassinato em Bervely Hills", em tradução livre) é um filme de televisão lançado pela CBS cerca de um ano após o julgamento de Erik e Lyle Menendez tomarem as manchetes dos Estados Unidos.
Na produção, quem interpreta Lyle e Erik são, respectivamente, os atores Damian Chapa e Travis Fine.
Também lançado em 1994, 'Honor Thy Father and Mother: The True Story of the Menendez Murders' ("Honra teu pai e tua mãe: a verdadeira história dos assassinatos de Menendez", em tradução livre) segue "a história de Lyle e Erik Menendez, que assassinaram seus pais ricos em Beverly Hills em 1989, alegando que estavam agindo em legítima defesa após anos de abuso", segundo a sinopse disponibilizada no IMDB.
Neste filme, quem deu vida a Lyle foi Billy Warlock, enquanto Erik foi interpretado por David Berón.
Lançado em 2017 pela Lifetime, 'Menendez: Blood Brothers' ("Menendez: Irmãos de Sangue", em tradução livre) traz Courtney Love no papel da falecida mãe dos irmãos, Kitty, enquanto quem interpreta Jose é Benito Martinez. Já os atores que dão vida a Lyle e Erik são Nico Tortorella e Myko Olivier, respectivamente.
Segundo a sinopse, o filme conta a história de "Lyle e Eric Menendez, [que] eram garotos legais e educados de Beverly Hills, o que torna o assassinato de seus pais ainda mais inexplicável. Detalhes nunca antes vistos surgem nesta investigação sobre suas vidas".
'Law & Order' é uma famosa série policial americana que, em 2017, lançou o spin-off 'Law & Order True Crime', que conta com oito episódios focados no caso dos irmãos Menendez.
Aqui, o destaque fica na advogada de defesa dos irmãos, Leslie Abramson, interpretada por Edie Falco. Além dela, também compõem o elenco os atores Gus Halper e Miles Gaston Villanueva como Erik e Lyle, respectivamente.
Uma das produções recentes a respeito do caso é o documentário "Os Irmãos Menendez: Assassinos ou Sobreviventes?", disponível no catálogo da plataforma de streaming Discover+.
Além de resgatar o crime e entrevistas inéditas de pessoas que cobriram o caso, a produção também mostra a mobilização do caso no Tiktok.