Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Músicas

De Pearl Jam a Eric Clapton: Confira músicas inspiradas em histórias reais

Lançadas em diferentes épocas, muitas músicas carregam histórias verdadeiras e até mesmo melancólicas; confira exemplos

Redação Publicado em 25/08/2024, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pearl Jam (à esqu.) e Eric Clapton (à dir.) - Getty Images
Pearl Jam (à esqu.) e Eric Clapton (à dir.) - Getty Images

Ao ouvir uma música, muitas vezes nos deixamos levar pela melodia dos instrumentos – seja um acorde no violão, uma bateria tocada com confiança ou a poderosa entonação do vocalista.

Contudo, ao prestarmos atenção nas letras, podemos nos surpreender com as histórias profundas e, por vezes, trágicas que inspiraram essas canções.

O que muitos não sabem é que diferentes músicas de artistas marcantes foram inspiradas em histórias reais e até mesmo melancólicas. Confira exemplos abaixo!

1. "Jeremy" – Pearl Jam

"Jeremy", escrita por Eddie Vedder e presente no álbum de estreia do Pearl Jam, "Ten", é baseada em uma notícia real sobre a morte de Jeremy Wade Delle. O estudante de 15 anos tirou sua própria vida diante da turma na Richardson High School, no Texas.

O videoclipe da música gerou polêmica por suas cenas explícitas de violência, sendo raramente exibido nas emissoras americanas devido à crescente onda de mortes do tipo e massacres escolares, explica a Rolling Stone Brasil.


2. "Tears in Heaven" – Eric Clapton

O músico Eric Clapton - Getty Images

Eric Clapton compôs "Tears in Heaven" após a morte trágica de seu filho Conor, que caiu do 53º andar de um prédio em Manhattan. Esta balada se tornou um marco na carreira de Clapton, refletindo sua dor pessoal e tocando profundamente os corações de seus fãs.


3. "Shiny Happy People" – R.E.M.

Apesar do tom alegre e dançante de "Shiny Happy People", a canção esconde uma crítica importante. Lançada em 1991 como segundo single do álbum "Out of Time", a música foi inspirada por um cartaz propagandístico do governo chinês após o massacre na Praça da Paz Celestial em 1989. A banda utilizou essa referência para denunciar atrocidades cometidas pelo regime.


4. "Hey Jude" – The Beatles

Paul McCartney escreveu "Hey Jude" em um momento difícil de sua vida íntima e pública. Seu término com Jane Asher e a iminente separação dos Beatles influenciaram a criação desta canção.

O grupo britânico 'Os Beatles' - Getty Imagens

Originalmente destinada a Julian Lennon, filho de John Lennon, a faixa transmite uma mensagem positiva e motivacional que ressoou amplamente, tornando-se a mais vendida do ano nos EUA.


5. "Sunday Bloody Sunday" – U2

"Sunday Bloody Sunday", lançada no álbum "War" em 1983, retrata o massacre ocorrido em 30 de janeiro de 1972, quando tropas britânicas assassinaram 14 pessoas durante um protesto em Derry, Irlanda do Norte.

Com batidas militares e riffs secos, a música cria uma atmosfera intensa que ecoa os horrores daquele dia. Bono enfatizou que esta não era uma canção rebelde, apesar das polêmicas iniciais. Eleita uma das Top 20 canções políticas pela revista New Statesman, esta faixa se consolidou como um dos maiores clássicos do rock.