Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Canadá

Imagem no Google Maps revela possível cratera de impacto de meteorito

Descoberta por turista pode ser uma das poucas crateras de impacto conhecidas no mundo; cientistas planejam visita para confirmação

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 12/09/2024, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Possível cratera de impacto de meteorito - Reprodução/Gordon Osinski-Western University
Possível cratera de impacto de meteorito - Reprodução/Gordon Osinski-Western University

Joël Lapointe, um canadense em busca de um local para acampar, encontrou algo inesperado enquanto navegava pelo Google Maps: uma formação circular intrigante perto do Lago Marsal, na região de Côte-Nord, Quebec.

Intrigado, ele entrou em contato com o geofísico francês Pierre Rochette, que acredita que a estrutura de 14 km de diâmetro pode ser o resultado de um impacto de meteorito.

Segundo a CBC, a descoberta chamou a atenção da comunidade científica, já que crateras de impacto são raras — apenas cerca de 200 foram confirmadas no planeta, sendo 31 no Canadá.

Comprovação

Rochette apresentou os primeiros resultados na Reunião Anual da Sociedade Meteorítica, e uma expedição ao local está sendo planejada para 2025, na esperança de encontrar evidências conclusivas, como cones de estilhaços — basicamente rachaduras semelhantes a galhos no leito rochoso — que confirmariam o impacto. As primeiras amostras do local contêm zircão, um mineral conhecido por se formar após um grande evento de impacto.

"É muito fácil com o Google Earth hoje em dia continuar e encontrar estruturas que são circulares ou semicirculares em origem", disse à CBC Gordon Osinski, professor de Ciências da Terra na Western University, em Ontário (Canadá). "Você sabe, nove em cada dez vezes elas não são (crateras)".

A formação da cratera, caso seja comprovada, seria um evento de enorme importância científica.