Muito antes de Peter Jackson dirigir 'O Senhor dos Anéis' e 'O Hobbit', a União Soviética já havia adaptado as obras
Publicado em 25/09/2024, às 13h00 - Atualizado às 18h19
Quando se fala em fantasia e histórias fantásticas e repletas de magia do cinema, uma das maiores referências mencionadas é a lendária trilogia 'O Senhor dos Anéis', criada pelo escritor britânico J. R. R. Tolkien na primeira metade do século 20, e adaptada para as telonas por Peter Jackson.
Uma das sagas de maior sucesso do cinema, ela contou com três filmes lançados entre 2001 e 2003 que, juntos, arrecadaram 17 estatuetas do Oscar. E inclusive recebeu uma nova trilogia do mesmo universo na década seguinte, 'O Hobbit', que lançou entre 2012 e 2014 — mas não repetiu o mesmo sucesso.
Porém, por mais que essa seja parte uma saga bastante consagrada do cinema, e quase sempre quando falamos 'O Hobbit' pensamos na sequência de Peter Jackson, a verdade é que ele não foi o primeiro a trazer as histórias de Tolkien para o cinema. Entenda!
Aparentemente, os soviéticos já flertavam com adaptações cinematográficas de Tolkien bem antes dos cineastas americanos. Em 1991, foi exibido na televisão soviética uma versão no mínimo curiosa de 'A Sociedade do Anel', primeiro filme da trilogia 'O Senhor dos Anéis'; e ainda antes, na década de 1980, 'O Hobbit' já vinha sendo adaptado.
+ Baixo orçamento: O Senhor dos Anéis já teve uma versão soviética
Porém, caso você seja um grande fã e queira conhecer a produção, se prepare: o que você verá será bem diferente de toda a qualidade técnica e tecnológica pela qual Peter Jackson ficou conhecido. O filme se chama 'Сказочное путешествие мистера Бильбо Беггинса Хоббита' (ou 'A Fabulosa Viagem do Sr. Bilbo Baggins, o Hobbit', em português), e está disponível no YouTube.
Segundo o site Tolkien Gateway, o longa — que possui mais de uma hora — foi produzido em 1985, sem qualquer tipo de licença, e tinha como alvo o público infantil, sendo exibido também na televisão soviética. E prepare-se para alguns desfalques: não aparecem trolls, e as aranhas e o imponente Smaug são retratados por fantoches; já os goblins, eram bailarinos de Leningrado. Confira na íntegra: