Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / França

3 fatos para provar que a sua residência é muito mais confortável que o Palácio de Versalhes

Apesar do luxo, algumas características do lugar te fariam repensar o modo como você o enxerga

Caio Tortamano Publicado em 11/04/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Maria Antonieta - Divulgação
Cena do filme Maria Antonieta - Divulgação

Apesar do luxo aparente que a realeza francesa vivia, nem mesmo o perfume caro e as toneladas de comida conseguiam esconder a imundice e desconforto que era o Palácio de Versalhes.

Tendo isso em visto, aqui estão cinco fatos que provam que a sua casa, atualmente, é provavelmente muito mais confortável que a residência real era em seus tempos áureos.

1. Cheiro 

A ausência de banheiros trazia um problema muito claro ao convívio social do Palácio de Versalhes. No dia a dia, os servos andavam para lá e para cá do palácio segurando pinicos para os nobres que estivessem apertados pudessem aliviar.

Apesar de ter fossas no complexo de Versalhes, era improvável que os criados fossem até o local despejar os excrementos dos nobres, então eles simplesmente jogavam pelas janelas.

A Carolly Erickson apresenta uma visão sobre o local em seu livro To the Scaffold: The Life of Marie Antoinette (Para o Cadafalso: A Vida de Maria Antonieta). Ela chega a descrever o palácio como “uma grande fossa, cheirando a sujeira e contaminada com o lixo”.

“O odor se impregnava nas roupas, perucas e até nas roupas intimas. O pior de tudo é que mendigos, criados e visitantes aristocráticos usavam escadas, vielas ou quaisquer outros lugares fora do caminho para se aliviarem”.

“A visão de Versalhes — e os ingleses também concordavam — era magnífica, com estradas largas sombreadas por árvores imponentes. Mas a miséria lá dentro era indizível”, aponta a escritora.


2. Sua casa dificilmente sofreria um cerco de uma multidão raivosa

Isso, claro, se você não for um governante absolutista em tempos de clara distinção social e pobreza exacerbada, como Luís XVI e Maria Antonieta. Em 5 de outubro de 1789, uma multidão de franceses injuriados com a desigualdade social marchou ao Palácio de Versalhes para impor suas reformas políticas liberais aos monarcas em um momento conhecido como Marcha sobre Versalhes.

Ilustração marcando a presença das mulheres na Marcha / Crédito: Wikimedia Commons

Depois de muito conflito, envolvendo a morte de um jovem rapaz, a família real voltou à Paris com os manifestantes, marcando o fim da autoridade real no primeiro ano de Revolução Francesa.


3. Você come em paz na sua casa

Por mais que as refeições fossem diversas e completamente fartas, os rituais que envolviam comer ao lado de um rei eram completamente irritantes.

Ser convidado para um banquete era uma honra, mas, não significava que você poderia comer, explicou ao The Sidney Morning Herald Simeran Maxwell, então curador da Galeria Nacional da Austrália.

"O rei comeu na frente de uma audiência – então você não foi realmente convidado para comer com o rei, você foi convidado para assistir o rei comer", disse ele. "Então o rei comeria e então seus membros mais próximos da família real também teriam permissão para sentar à mesa. Dependendo da sua posição, você estaria cada vez mais atrás. E você teria permissão para sentar em alguma coisa ou teria que ficar em pé."