Segundo a escritora Maggie O'Farrell, o garoto seria um dos filhos gêmeos do dramaturgo inglês
William Shakespeare é considerado um dos maiores dramaturgos de todos os tempos. No entanto, o que poucas pessoas sabem é sobre a trágica história envolvendo seu único filho homem, Hamnet Shakespeare. Lançada este ano, a obra que leva o mesmo nome da criança, da renomada autora Maggie O'Farrell, retrata o mistério em torno da morte precoce do garoto.
Segundo O'Farrell, Hamnet seria irmão gêmeo da segunda filha de Shakespeare, Judith. Durante o verão de 1596 — considerado um dos anos mais produtivos da carreira de Shakespeare, em Londres — o jovem Hamnet veio a falecer, com apenas 11 anos de idade. Seu corpo foi enterrado no cemitério da Santíssima Trindade, em Stratford-upon-Avon. Entretanto, não se sabe ao certo se o dramaturgo compareceu ao funeral do próprio filho.
Acredita-se que Hamnet tenha sido vítima da peste bubônica, uma vez que, na época, a doença havia se alastrado por toda a Europa, sendo responsável pela morte de milhares de pessoas. Em contrapartida, o escritor Ben Elton contesta essa ideia em All Is True (2018). Segundo o roteirista, o garoto teria se afogado em uma piscina de Stratford, vindo a óbito logo em seguida.
Não se sabe ao certo como Hamnet morreu, mas especula-se que tal fato tenha devastado Shakespeare e abalado sua estrutura familiar. Segundo O'Farrell, o dramaturgo teria escondido em suas obras toda sua dor e luto pela morte de seu filho. O fardo de perdas familiares pode ser percebido, ainda, nas peças Conto de Inverno e Rei Lear.
Para O'Farrell, o histórico príncipe dinamarquês, Hamlet, pode ter sido inspirado em Hamnet. A peça começou a ser escrita em 1599, consagrando-se como uma das mais aclamadas de todos os tempos.
Em 2018, a história também foi apresentada na produção cinematográfica All Is True, dirigida por Kenneth Branagh e escrita por Ben Elton. A trama envolvente retrata a relação de Shakespeare com a sua família.
+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: