Segundo o filósofo Paulo Ghiraldelli, o presidente tem amor pelo caos e teme a cultura e o conhecimento
Com um olhar crítico e objetivo, o filósofo Paulo Ghiraldelli busca explicar, de maneira clara e filosófica, o atual presidente Jair Bolsonaro. Em sua obra inédita A filosofia explica Bolsonaro, o autor analisa os padrões de governar e fazer política do capitão.
Conhecido pela sua coragem e senso crítico, Paulo Ghiraldelli é doutor e mestre em Filosofia pela USP, em Filosofia da Educação pela PUC-SP, doutor pela UERJ na área de Medicina Social (Estudos sobre Corpo e Subjetividade) e possui livre-docência pela Unesp (História da Educação).
O especialista trabalhou, ainda, como pesquisador na Nova Zelândia e nos Estados Unidos, bacharelou-se em Filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e atualmente dirige o Centro de Estudos em Filosofia Americana. Com anos de estudos e pesquisas, o filósofo já fez críticas ferozes aos governos de Lula, Dilma e Temer.
Sua nova obra, lançada recentemente pela Editora Leya, procura analisar com clareza, humor e conhecimento de causa a forma de governar de Bolsonaro. Por meio de capítulos ágeis e breves, apresenta conteúdos polêmicos, em que analisa e crítica os membros do atual governo, que rompem com os padrões tradicionais da história da política e cultura brasileira.
Segundo Paulo Ghiraldelli, o amor do presidente pelo caos é o que faz seu mandado ser um desgoverno para a sociedade. Para isso, ele analisa outros aliados políticos, como por exemplo Sérgio Moro — que segundo o autor é um ministro vaidoso e ambicioso — o terraplanista Olavo de Carvalho, os filhos do capitão, o MBL, o ministro Paulo Guedes e os militares de Bolsonaro.
Além disso, aborda os principais temas comentados pelo presidente que, segundo o filósofo, despertam a raiva de Bolsonaro e de seus seguidores, como a educação, o meio ambiente, a cultura, a esquerda, o comunismo e, sem esquecer do ex-presidente Lula.
Para o especialista, qualquer tipo de mudança positiva só é possível a partir do pensamento, da reflexão e da consciência crítica, sem vínculos partidários — motivo pelo qual já criticou o governo Lula anteriormente. Sob esta visão, ele escreve também a respeito de diversos temas polêmicos, como a agressividade do que chama de “direita hormonal”, a “ideologia de gênero” e sobre o meio ambiente.
Por fim, o escritor defende o conhecimento do povo brasileiro, mas ressalta que pelo seu olhar filosófico, Bolsonaro é uma pessoa que despreza as artes ea ciência. Seu texto é destinado a todos os tipos de pessoas e possui o objetivo de “radicalizar, polarizar, criar conflitos”, segundo ele.
+Saiba mais sobre esta e outras obras de Paulo Ghiraldelli Jr.:
1. A filosofia explica Bolsonaro, de Paulo Ghiraldelli Jr. (2019) - https://amzn.to/2PVZSlf
2. 10 lições sobre Sócrates, de Paulo Ghiraldelli Jr. (2019) - https://amzn.to/2Z1tQYX
3. A Aventura da Filosofia: de Parmênides a Nietzsche, de Paulo Ghiraldelli Jr. (2010) - https://amzn.to/34urWRS
4. A filosofia como crítica da cultura, de Paulo Ghiraldelli Jr. (2016) - https://amzn.to/2SbTGZb
5. O que é filosofia contemporânea (Primeiros Passos), de Paulo Ghiraldelli Jr. (2017) - https://amzn.to/2rNNQ5r
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.