Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Vitória

Vitória: saiba o que aconteceu com a idosa da vida real que inspirou o filme

Novo filme com Fernanda Montenegro, 'Vitória' gira em torno da verdadeira história de uma idosa que ajudou a desmantelar o tráfico em Copacabana

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 09/03/2025, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joana Zeferino da Paz e Fernanda Montenegro como Dona Vitória em 'Vitória' - Divulgação
Joana Zeferino da Paz e Fernanda Montenegro como Dona Vitória em 'Vitória' - Divulgação

Na próxima quinta-feira, 13, chega aos cinemas brasileiros o filme nacional 'Vitória', que gira em torno de uma história real. O longa é dirigido por Andrucha Waddington, e conta com Fernanda Montenegro como a protagonista.

No filme, acompanhamos dona Vitória, "uma senhora solitária que, aflita com a violência que passa a tomar conta da sua vizinhança, começa a filmar da janela de seu apartamento. A idosa registra a movimentação de traficantes de drogas da região durante meses, com a intenção de cooperar com o trabalho da polícia", segundo a sinopse.

Antes de assistir ao filme, conheça mais sobre a história real e o que aconteceu com a verdadeira idosa que inspirou o filme:

Joana Zeferino da Paz

Conforme repercutiu o g1, a mulher por trás da história de 'Vitória' se chama Joana Zeferino da Paz. Sua história foi revelada em 2005 — sob condição de que seu nome seria mantido em anonimato — pelo jornalista Fabio Gusmão (interpretado no filme por Alan Rocha), do jornal Extra.

Fábio Gusmão e Don Vitória em 2005 - Fábio Guimarães

Alagoana, ela morava há 36 anos num apartamento na Praça Vereador Rocha Leão, cujos fundos dava direto para a Ladeira dos Tabajaras, na favela de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Pela janela, ela podia ver claramente a movimentação de traficantes pela boca de fumo local.

Era ainda início dos anos 2000 quando a idosa entrou com uma ação contra o estado, devido à desvalorização que seu imóvel sofria, muito por conta do tráfico na região. Porém, durante a ação judicial, um coronel da Polícia Militar disse que ela mentia sobre a existência do tráfico, alegando que a questão era combatida pelo batalhão.

Assim, Joana decidiu comprar uma câmera, para filmar as cenas que podia ver de sua janela diariamente, a fim de desmentir a alegação.

De fato, seus registros mostravam a movimentação de traficantes armados e vendendo drogas na área e, após serem entregues à Polícia Civil, as fitas levaram ao início de uma grande investigação.

No fim, mais de 20 pessoas — traficantes e policiais militares omissos e que recebiam propina do crime organizado — foram presas, e a mulher tornou-se uma "heroína misteriosa" da região.

Vitória
Cena do filme 'Vitória' / Crédito: Divulgação

Fim do mistério

Após o caso, reconhecendo que, ao colaborar com a polícia, a idosa agora estava em risco onde morava, ela foi mantida em anonimato forçado no programa de proteção a testemunhas, e deixou de viver no Rio de Janeiro.

Inclusive, por questões de segurança, para o filme foram feitas algumas alterações. Por exemplo, os personagens sofreram adaptações em nome, características físicas e naturalidade: enquanto Joana é uma mulher negra alagoana, em 'Vitória' ela é interpretada por uma mulher branca e descrita como mineira.

Ela só teve o nome divulgado pela mídia 17 anos após sua história ser contada pela primeira vez. Isso porque, no dia 23 de fevereiro de 2023, a idosafaleceu aos 97 anos em seu novo endereço, na Bahia.

Segundo o jornalista Fábio Gusmão, que manteve contato com ela nos 17 anos em que esteve vivendo em anonimato, ela viveu uma vida de "privações, angústia, desapego e resiliência". Além disso, ele contou na época que "seu desejo, há anos, era ter o reconhecimento público".

A história de Joana Zeferino da Paz poderá ser apreciada e honrada nos cinemas de todo o Brasil, a partir da próxima quinta-feira, 13, com o novo filme 'Vitória'.