Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Foguete

Trinta segundos após lançamento, foguete alemão cai e explode; veja vídeo

Nave desenvolvida por empresa alemã caiu e explodiu segundos após a decolagem neste domingo, 30; lançamento se deu a partir de porto norueguês

por Giovanna Gomes
ggomes@caras.com.br

Publicado em 31/03/2025, às 08h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foguete explodiu logo após o lançamento - Divulgação
Foguete explodiu logo após o lançamento - Divulgação

Um voo de teste com um foguete orbital lançado de um porto norueguês terminou em queda segundos após a decolagem neste domingo, 30. Este foi o primeiro lançamento desse tipo a partir da Europa continental.

A nave foi desenvolvida pela empresa alemã Isar Aerospace, com sede em Ottobrunn, no sudeste de Munique. Apesar do incidente, a companhia considerou a tentativa um sucesso, afirmando que o objetivo principal era coletar o máximo de dados possível durante o primeiro voo.

"A Isar Aerospace se tornou a primeira empresa espacial comercial europeia a lançar um foguete orbital da Europa Continental", anunciou a empresa nas redes sociais. De acordo com o portal DW, o CEO e cofundador da Isar Aerospace, Daniel Metzler, declarou em comunicado que o teste superou as expectativas.

"Nosso primeiro voo de teste atendeu a todas as nossas expectativas", afirmou Metzler, destacando que a iniciativa visa atender à crescente demanda global por serviços flexíveis de lançamento de satélites.

Lançamento

O lançamento ocorreu às 12h30, horário local, no Porto Espacial de Andoya, na Noruega. No entanto, o foguete Spectrum interrompeu sua ascensão 18 segundos após o lançamento, caindo no mar logo em seguida. A empresa informou que a queda foi controlada e ocorreu aproximadamente 30 segundos após a decolagem.

O foguete, que possui 28 metros de comprimento e 2 metros de diâmetro, é capaz de transportar cargas de 700 a 1.000 quilos para o espaço.