Produção resgata a biografia e trajetória de Leonel Brizola, uma das figuras mais marcantes e polêmicas da política nacional
A complexa história política do Brasil no século 20 ganha um novo olhar através do documentário inédito "Brizola", que estreia com exclusividade no canal Curta!, nesta sexta, 4, a partir das 22h15, na programação das "Sextas de História e Sociedade".
A produção resgata a biografia de Leonel Brizola, uma das figuras mais marcantes da política nacional, desde sua origem humilde no interior do Rio Grande do Sul até sua atuação na luta pela democracia.
Dirigido e escrito por Marco Abujamra, o documentário foi viabilizado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e combina imagens de arquivo, fotos, recortes de jornais e entrevistas inéditas para compor um retrato detalhado de Brizola. Entre os depoentes, estão personalidades como Trajano Ribeiro, Nilo Batista e Miro Teixeira, que ajudam a contextualizar sua influência e legado.
Brizola, que foi governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, teve uma vida marcada por embates políticos e ideais progressistas. Durante a Campanha da Legalidade, em 1961, pegou em armas para garantir a posse do então presidente João Goulart, resistindo à tentativa de golpe militar. No exílio, tornou-se um dos principais críticos da ditadura militar, denunciando os abusos do regime.
Vivi intensamente. Fiz o que pude, minha inquietação foi muito grande. Chega-se a uma conclusão de que nosso país é uma nação que não deu certo ainda e que não encontrará seus caminhos e seus destinos a não ser através da convivência democrática", declarou Brizola em uma de suas entrevistas, relembradas na obra.
O documentário também explora momentos cruciais de sua carreira, como a perda da sigla do PTB e a criação do PDT, os confrontos midiáticos e a idealização dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPS). Com uma visão crítica sobre o futuro do país, Brizola defendia a educação como a “prioridade das prioridades” para a superação das desigualdades sociais.
"O Brizola nos conquistou porque estávamos meio cansados de teoria. Todo contato político era a partir de uma teoria, e aí chega um cara que começa a falar do povo brasileiro enquanto pessoas", afirma Martha Alencar, que atuou como coordenadora de comunicação social de seu governo.
Produzido pela Dona Rosa Filmes, "Brizola" será exibido no Curta! no dia 4 de abril, às 22h15, na programação das "Sextas de História e Sociedade". O documentário também estará disponível no CurtaOn – Clube de Documentários, acessível pelo Prime Video Channels, Claro TV+ e no site oficial da plataforma.