Neste dia, em 1944, entrava em ação pela primeira vez a versão menor da poderosa bomba Grand Slam
Era noite quando, em 8 de junho de 1944, 19 bombardeiros Lancaster atacaram o túnel ferroviário da cidade de Saumur, na França, ocupada pelos nazistas. Eles estavam equipados com bombas Tallboy, as bombas-terremoto, que faziam sua estreia naquele dia. Elas viriam a destruir alvos alemães e ajudariam a consagrar a vitória dos Aliados.
O engenheiro britânico Barnes Wallis começou a desenvolver a Tallboy em 1941, com o objetivo de causar um “efeito terremoto”. A ideia era destruir estruturas fortificadas, resistentes às bombas convencionais, por meio do deslocamento do solo provocado pela explosão subterrânea.
Com 6,4 metros de comprimento, 97 centímetros de diâmetro e 5,4 mil quilos, a Tallboy era lançada da maior altitude possível, para que pudesse penetrar no solo. Depois de poucos segundos, explodia, criando crateras de 24 metros de profundidade na terra e de quatro metros de profundidade no concreto. A silhueta aerodinâmica facilitava a aceleração e a estrutura ultra-reforçada garantia que não fosse espatifada no impacto.
Após a estreia em Saumur, bombas Tallboy foram usadas com sucesso contra depósitos, fábricas, túneis e locais construídos para o lançamento de mísseis V-1 e V-2. Também destruíram bunkers alemães nos portos franceses de Le Havre, Boulogne e Brest.
No Dia D, 6 de junho de 1944, canhões V-3, os mais poderosos de todos os tempos, foram destruídos por bombas Tallboy em Pas-de-Caais, na França. Eles seriam utilizados para bombardear Londres, mas foram inutilizados antes de fazer qualquer disparo. Outra vítima das Talllboy foi o encouraçado alemão Tirpitz, atingido e afundado por três bombas em 12 de novembro de 1944.
Em 1943, antes mesmo de a Tallboy entrar em ação pela primeira vez, Wallis decidiu construir uma bomba ainda mais poderosa. Era a Grand Slam, a maior bomba que o mundo já vira, com 8 metros de comprimento e 10 mil quilos. Testada em março de 1945, ela foi utilizada em conjunto com as Tallboy em alvos específicos, mas entrou tarde demais na guerra para ter importância estratégica.
A precursora Tallboy teve mais sucesso. Apesar do alto custo e da dificuldade de fabricação, foram utilizadas 854 unidades, que, mesmo quando causavam pouco estrago, ajudavam a abalar o moral dos inimigos — em 25 de abril de 1945, seis Lancaster lançaram as últimas Tallboy, que bombardearam Berghof, a casa de férias de Hitler, próxima à cidade de Berchtesgaden.