Piloto tricampeão de Fórmula 1 foi um sucesso dentro e fora das pistas, sendo o principal responsável por trazer marca famosa ao mercado tupiniquim
Se pensarmos na relação entre Ayrton Senna e o ano de 1994, a lembrança pode não ser das melhores. Foi em 1º de maio de 1994 que o piloto disputou a última corrida de sua vida, no autódromo de Ímola, na Itália, ao morrer precocemente em um trágico acidente no circuito.
O que muitos não sabem, entretanto, é que Senna instituiu a marca Audi no Brasil em fevereiro do mesmo ano, através da importação de veículos para o mercado nacional.
A importação da Audi e veículos de outras marcas no Brasil só foi possível graças a um decreto assinado em 1990 pelo então presidente Fernando Collor. O documento autorizava a reabertura do mercado de produtos importados. Em 1993, Ayrton Senna decidiu aderir à prática: o piloto queria ser o representante brasileiro de uma montadora internacional.
Com a ajuda do irmão, Leonardo Senna, o tricampeão de Fórmula 1 passou a negociar com a Audi e sua principal concorrente, a Mercedes-Benz. A marca das quatro argolas levou a melhor na disputa, se tornando a primeira fabricante de veículos de fora do país a ser representada pelo piloto.
Ayrton tornou-se representante da Audi no país ao fundar a Senna Import, empresa que encabeçaria a comercialização de 4 modelos da marca em território nacional, entre eles os esportivos Audi S2 e S4.
O próprio Senna foi o responsável por apresentar a marca oficialmente, na noite de 29 de março de 1994, em um evento no aeroporto de Congonhas para 2000 convidados.
Já no mês seguinte, em abril, inúmeros modelos Audi das linhas 80 e 100 começaram a desembarcar em terras brasileiras, com preços variando entre 55 mil e 92 mil dólares. Logo, o negócio se expandiu e passou a contemplar também os modelos da série A, S e TT.
Ainda que se tratem de veículos de alto padrão, estima-se que 1.474 Audi foram comercializados no ano de lançamento, conforme dados da Abeiva (associação dos importadores) repercutido pela Folha de S.Paulo. Em 1995, essa quantidade mais do que dobrou, chegando a 3.072 carros vendidos.
Por isso, se você é um grande fã da Audi ou de outras montadoras automotivas europeias como a própria Mercedes ou a BMW, agradeça a Senna por abrir as portas do mercado brasileiro para essas marcas. Essa é apenas mais uma das inúmeras conquistas do tricampeão fora das pistas.
O tricampeão mundial de Fórmula 1 também é tema da nova minissérie da Netflix: 'Senna', que conta a história do piloto dentro e fora dos circuitos. Dividida em 6 episódios, a produção retrata desde o começo da carreira de Ayrton no kart até seu fatídico acidente em 1994.
Com Gabriel Leone no papel principal e direção do showrunner Vicente Amorim, a série já está disponível na íntegra para os assinantes da plataforma de streaming.