Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Ayrton Senna

Sabia dessa? Ayrton Senna trouxe famosa marca de carros para o Brasil

Piloto tricampeão de Fórmula 1 foi um sucesso dentro e fora das pistas, sendo o principal responsável por trazer marca famosa ao mercado tupiniquim

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 03/12/2024, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ayrton Senna foi quem trouxe a Audi para o Brasil - Wikimedia Commons
Ayrton Senna foi quem trouxe a Audi para o Brasil - Wikimedia Commons

Se pensarmos na relação entre Ayrton Senna e o ano de 1994, a lembrança pode não ser das melhores. Foi em 1º de maio de 1994 que o piloto disputou a última corrida de sua vida, no autódromo de Ímola, na Itália, ao morrer precocemente em um trágico acidente no circuito.

O que muitos não sabem, entretanto, é que Senna instituiu a marca Audi no Brasil em fevereiro do mesmo ano, através da importação de veículos para o mercado nacional.

Senna Import

A importação da Audi e veículos de outras marcas no Brasil só foi possível graças a um decreto assinado em 1990 pelo então presidente Fernando Collor. O documento autorizava a reabertura do mercado de produtos importados. Em 1993, Ayrton Senna decidiu aderir à prática: o piloto queria ser o representante brasileiro de uma montadora internacional.

Com a ajuda do irmão, Leonardo Senna, o tricampeão de Fórmula 1 passou a negociar com a Audi e sua principal concorrente, a Mercedes-Benz. A marca das quatro argolas levou a melhor na disputa, se tornando a primeira fabricante de veículos de fora do país a ser representada pelo piloto.

Ayrton tornou-se representante da Audi no país ao fundar a Senna Import, empresa que encabeçaria a comercialização de 4 modelos da marca em território nacional, entre eles os esportivos Audi S2 e S4.

O próprio Senna foi o responsável por apresentar a marca oficialmente, na noite de 29 de março de 1994, em um evento no aeroporto de Congonhas para 2000 convidados.

Ayrton Senna (à dir.) e o irmão Leonardo (à esq.), fundadores da Senna Import - Getty Images

Já no mês seguinte, em abril, inúmeros modelos Audi das linhas 80 e 100 começaram a desembarcar em terras brasileiras, com preços variando entre 55 mil e 92 mil dólares. Logo, o negócio se expandiu e passou a contemplar também os modelos da série A, S e TT.

Ainda que se tratem de veículos de alto padrão, estima-se que 1.474 Audi foram comercializados no ano de lançamento, conforme dados da Abeiva (associação dos importadores) repercutido pela Folha de S.Paulo. Em 1995, essa quantidade mais do que dobrou, chegando a 3.072 carros vendidos.

Por isso, se você é um grande fã da Audi ou de outras montadoras automotivas europeias como a própria Mercedes ou a BMW, agradeça a Senna por abrir as portas do mercado brasileiro para essas marcas. Essa é apenas mais uma das inúmeras conquistas do tricampeão fora das pistas.

Série

O tricampeão mundial de Fórmula 1 também é tema da nova minissérie da Netflix: 'Senna', que conta a história do piloto dentro e fora dos circuitos. Dividida em 6 episódios, a produção retrata desde o começo da carreira de Ayrton no kart até seu fatídico acidente em 1994.

Com Gabriel Leone no papel principal e direção do showrunner Vicente Amorim, a série já está disponível na íntegra para os assinantes da plataforma de streaming.