Original da plataforma de streaming Netflix, Senna recordará o início da carreira do piloto até o trágico acidente fatal em Ímola
O Brasil parou na manhã daquele domingo. Já era costume. O feriado de 1º de maio de 1994 havia sido ofuscado por Ayrton Senna. Mais uma vez, o brasileiro acordava para ver Senna desfilar pelas pistas, desta vez no GP de San Marino, em Ímola, na Itália.
Ayrton ainda não havia pontuado na atual temporada. Queria vencer a qualquer custo e até mesmo já havia planejado homenagear o austríaco Roland Ratzenberger (que morreu em um acidente no dia anterior) caso alcançasse o lugar mais alto do pódio.
Mas tudo mudou na sétima volta. Na curva Tamburello, a Williams de Senna passou direto, se chocando contra o muro a uma velocidade brutal — mais de 200 quilômetros por hora. O impacto foi fatal. Horas depois, a notícia que marcou para sempre o mundo da Fórmula 1: Ayrton Senna estava morto.
+ Adeus, Ayrton: Os detalhes emocionantes da morte de Senna
Três décadas depois, um dos principais ícones da história da categoria já teve sua história relatada em documentários e livros. Mas em 'Senna', da Netflix, será a primeira vez que sua trajetória será dramatizada. Confira 5 coisas que você precisa saber sobre a série!
Senna, da Netflix, vai misturar fato e ficção para contar a história do brasileiro tricampeão mundial de Fórmula 1 e um dos ícones do automobilismo mundial — que até hoje inspira pilotos de todo o mundo, como o britânico Lewis Hamilton.
A produção será dividida em seis episódios, na qual o público poderá acompanhar a vida pública e íntima daquele que se tornou um herói nacional. Senna mostrará o começo da carreira do piloto, quando ele se apaixonou pelo kart; além de detalhar sua mudança para a Inglaterra e a sua trágica morte.
Para viver Ayrton Senna, a Netflix escolheu o ator Gabriel Leone, que recentemente deu vida a outro piloto, Alfonso de Portago, no filme 'Ferrari' (2023), estrelado por Adam Drive.
"Foi o maior desafio e a maior honra da minha carreira", disse Leone sobre o papel em entrevista à Veja.
A trama contará com outros nomes importantes na vida de Ayrton, como as apresentadoras Xuxa Meneghel (Pâmela Tomé) e Adriane Galisteu (Julia Foti); sua namorada Lilian Vasconcellos (Alice Wegmann).
Também serão retratados os pilotos Niki Lauda (Johannes Heinrichs), Nelson Piquet (Hugo Bonemer) e Alain Prost (Matt Mella); o narrador Galvão Bueno (Gabriel Louchard).
Além disso, a série mostrará familiares do piloto: os pais de Senna, Miltão (Marco Ricca) e Neide Senna, a Zazá (Suzana Ribeiro), além de sua irmã, Viviane (Camila Márdila).
Além dos documentários, a história de Sennaquase se tornou um filme em 1996, que seria estrelado pelo ator Antonio Banderas. No entanto, a produção acabou não autorizada pela família de Ayrton.
"Eu estive em São Paulo, encontrei a família do Ayrton Senna, a irmã dele, Viviane, e o pai e a mãe dele. Eles ficaram satisfeitos com a possibilidade de eu interpretar o Ayrton. Mas naquela época teve um filme de Fórmula Um que não foi tão bem nas bilheterias, e eles acabaram cancelando o projeto", recordou Banderas em entrevista ao Domingo Espetacular.
Desta vez, porém, a produção da Netflix contou com o apoio da Família Senna e recebeu consultoria dos responsáveis em manter o legado de Ayrton.
'Senna' é a produção mais grandiosa já feita pela Netflix brasileira. E os números mostram isso: ao todo, atores de 16 nacionalidades diferentes participaram das filmagens que ocorreram em quatro países (Argentina, Uruguai, Irlanda do Norte e no Brasil, é claro).
Grande parte das filmagens ocorreu em pistas argentinas, onde a equipe de produção construiu 22 réplicas idênticas dos carros que Ayrton usou em sua carreira — tudo isso para dar autenticidade maior para as cenas.
Já na parte do figurino, a equipe usou mais de 100 macacões e cerca de 17 mil pessoas estiveram envolvidas no projeto — isso sem contar o time de efeitos especiais, que somam mais de 600 pessoas envolvidas.
As cenas de corrida, por exemplo, foram gravadas em três partes: a primeira em pistas, com pilotos de verdade; a segunda em estúdio, onde foram feitos takes detalhados, como trocas de marcha e giros do volante; e a última usando uma réplica do chassi da McLaren de Senna que foi colocada em simulador em 3D.
"Ao longo de seis episódios, Senna vai mostrar, pela primeira vez, a trajetória de superação, desencontros, alegrias e tristezas de Ayrton, desbravando sua personalidade e suas relações pessoais. O ponto de partida será o começo da carreira automobilística do tricampeão de Fórmula 1, quando ele se muda para a Inglaterra para competir na Fórmula Ford, até o trágico acidente em Ímola, na Itália, durante o Grande Prêmio de San Marino", diz a sinopse da produção disponibilizada pela Netflix.
'Senna', que será dividida em seis episódios, chega ao catálogo da plataforma de streaming no próximo dia 29 de novembro.