Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / O Senhor dos Anéis

Novas espécies de caramujo recebem nomes de personagens de 'O Senhor dos Anéis'

Espécies encontradas em uma caverna de calcário na Serra do Ramalho, na Bahia, receberam nomes de personagens criados por Tolkien; confira!

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 12/11/2024, às 09h09 - Atualizado em 16/11/2024, às 12h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Idiopyrgus meriadoci foi batizada em homegagem a Meriadoc Brandybuck - Divulgação/Salvador RB e Bichuette ME
Idiopyrgus meriadoci foi batizada em homegagem a Meriadoc Brandybuck - Divulgação/Salvador RB e Bichuette ME

Duas espécies de caramujos de água doce recém-descobertas no Brasil, Idiopyrgus eowynae e Idiopyrgus meriadoci, foram nomeadas em homenagem a personagens da saga O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien: Éowyn e Merry (apelido de Meriadoc Brandybuck). As espécies foram encontradas na Gruna do Pedro Cassiano, uma caverna de calcário na Serra do Ramalho, Bahia, e a descoberta foi publicada na revista científica Zoosystematics and Evolution.

Esses moluscos gastrópodes pertencem à família Tomichiidae, originalmente habitantes de ambientes de água doce na superfície, mas que evoluíram para se adaptar a ecossistemas subterrâneos. Suas conchas apresentam pelos semelhantes a espinhos, além de outras características adaptativas, como pigmentação reduzida, conchas frágeis e tamanho diminuto. 

Conforme os os autores do estudo, essas espécies já são consideradas vulneráveis devido à fragilidade de seu habitat, que enfrenta ameaças como extração de água para agricultura, uso inadequado do solo e redução dos corpos d'água subterrâneos em consequência das mudanças climáticas. Futuras atividades de mineração na região também podem causar sérios danos ao ambiente desses animais.

O pesquisador Rodrigo B. Salvador, que atua no Museu Finlandês de História Natural, comentou: “Costumo usar muitas referências da cultura pop nos nomes de minhas espécies – de livros, quadrinhos, Dungeons & Dragons e videogames”.

Salvador destacou que a prática de usar referências literárias e mitológicas para nomear novas espécies é comum. Exemplos incluem Gollumjapyx smeagol, um inseto batizado em homenagem a Gollum (ou Sméagol), e Darthvaderum greensladeae, um artrópode que faz referência a Darth Vader, de Star Wars.

Por que Éowyn e Merry?

Segundo os pesquisadores, Éowyn simboliza coragem, resiliência e resistência contra a escuridão, enfrentando figuras como Gríma Wormtongue e o Rei Bruxo de Angmar. Já Merry representa a luta pela preservação da natureza, além de ser um fiel aliado de Éowyn em sua batalha.

+ Saiba mais sobre as espécies recém-descobertas através do estudo completo clicando aqui.