Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / A Baleia

A Baleia: Filme disponível na Netflix é baseado em história real?

Vencedor do Oscar e recém-adicionado ao catálogo da plataforma de streaming Netflix, o filme A Baleia chama atenção dos assinantes

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 16/11/2024, às 13h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme A Baleia - Divulgação
Cena do filme A Baleia - Divulgação

O filme "A Baleia", estrelado por Brendan Fraser, leva os telespectadores para a história de Charlie, um professor de inglês obeso e recluso, que busca redenção ao tentar restabelecer o vínculo com sua filha distante, Ellie, interpretada por Sadie Sink.

O filme, que rendeu um Oscar de Melhor Ator para o protagonista no ano passado, chama atenção com uma narrativa emocionante e foi adicionado ao catálogo da Netflix.

"Para quem gosta de um drama pesado, A Baleia já está na Netflix", escreveu uma internauta no X, antigo Twitter. "É muito pesado! E eu juro que isso não é uma piada! Apenas assistam com muitos lenços de papel. Pesado, porém incrível", opinou outro internauta sobre o longa-metragem.

História real?

A obra é uma adaptação de uma peça homônima de 2012, escrita pelo dramaturgo Samuel D. Hunter. Contudo, alguns espectadores podem se questionar sobre as origens do roteiro.

Esclarecendo as dúvidas, "A Baleia" não é baseado em uma história verídica. No entanto, o autor Samuel D. Hunter admitiu que certos elementos do enredo são semi-autobiográficos.

Em entrevistas, Hunter relatou que, assim como o personagem central do filme, ele encontrava conforto no clássico romance "Moby-Dick", de Herman Melville. Além disso, partes do personagem foram inspiradas por suas próprias vivências como um homem gay criado em uma escola religiosa fundamentalista dos Estados Unidos.

"Muitas das minhas peças, começando com The Whale, têm uma conexão pessoal, eu as tratei como autoficção", explicou ele ao Creative Screenwriting . "Eu nunca tive a atração de escrever algo que fosse verdadeiramente autobiográfico.

Diante da história, o diretor Darren Aronofsky manifestou interesse imediato em adaptá-la para o cinema após assisti-la. Embora algumas modificações tenham sido feitas na transição para a tela grande – como cortes em diálogos –, o filme permanece fiel à peça em questão.

"Conceber essa história como um filme foi uma ideia drasticamente nova para mim, e realmente emocionante", explicou Hunter ao Radio Times. "Mas eu também sabia que seria desafiador, porque muito cedo, quanto mais eu idealizava sobre o que seria abrir a peça de uma forma tradicional – adicionando locais, adicionando personagens, adicionando flashbacks, etc. – eu pensava, 'Essa não é essa história, essa história não quer isso'".

O filme "A Baleia" já pode ser conferido no catálogo da plataforma de streaming Netflix.